Quarteira

QUARTEIRA | Dr. Rui Lourenço falou de Rastreios: os Necessários

A Academia do Saber – Quarteira promoveu esta sexta-feira, 17 de janeiro, uma sessão de esclarecimento denominada Rastreios: os Necessários, pelo Dr. Rui Lourenço, Médico de Família na USF Quarteira.

Uma iniciativa do módulo Saúde e Bem Estar, ministrado pela Dr.ª Valentina Tavares de Sousa, ex delegada regional de Saúde do Algarve.

A palestra decorreu no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, bem composto, com uma assistência sempre atenta, interessada e participativa.

O Dr. Rui Lourenço aconselhou os presentes sobre quais os rastreios necessários e referiu ainda aqueles que são dispensáveis, abordando diversas questões relacionadas com a saúde.

No final, decorreu um período de debate com o Dr. Rui Lourenço a responder às perguntas dos presentes.

Os rastreios destinam-se a populações saudáveis, que podem não ter a perceção de terem risco de doença ou das suas complicações, aos quais é oferecida a possibilidade de responder a inquéritos e de realizarem testes simples e fiáveis que permitem a identificação de lesões percursos de situações malignas ou estádios iniciais da doença, através do diagnóstico precoce e a utilização de técnicas terapêuticas menos agressivas, com melhoria das taxas de sobrevivência.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira, Saúde