Lagos

LAGOS | A ONDA Jovem vai dar transporte gratuito a crianças até aos 12 anos de idade

As crianças que tenham até 12 anos de idade, residentes no concelho de Lagos, passam a estar isentas na utilização d’A ONDA. Esta decisão, tomada na última reunião da Câmara Municipal – entidade gestora da rede de transportes urbanos de Lagos -, visa estimular o uso do transporte coletivo e incentivar a mudança de hábitos dos cidadãos, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e promover modos de vida mais saudáveis. A medida entrará em vigor a 1 de março próximo.

transportes Municipais ONDA

Nos últimos quatro anos[i] A ONDA transportou uma média anual de 62 125 passageiros. O aumento do número de carreiras urbanas, a maior capacidade e conforto dos autocarros que nelas circulam e a recente redução de 20% no preço dos passes, aplicada no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), foram algumas das medidas adotadas para estimular ainda mais a procura e utilização do transporte coletivo em Lagos.

A essas soma-se agora a isenção para todas as crianças até aos 12 anos, passando a beneficiar também aquelas que não se encontram abrangidas pela modalidade do transporte escolar (o qual garante a gratuitidade do transporte aos alunos residentes a mais de 3 km do estabelecimento de ensino e apenas durante o ano letivo).

Com esta decisão, na prática, todas os menores até 12 anos passam a poder utilizar gratuitamente A ONDA, residam ou não longe da escola, e podendo fazê-lo ao longo de todo o ano, inclusivamente em período de férias escolares. Para tal terão apenas que adquirir um cartão magnético (“A ONDA Jovem”), que tem um custo de 5€ e ficará ativo até ao dia em que completem os 13 anos, sendo renovado a cada cinco anos. As crianças até aos 3 anos de idade poderão viajar gratuitamente sem necessidade de cartão, embora sempre acompanhadas por um adulto.

Atendendo às necessárias adaptações do sistema de faturação e demais procedimentos de implementação da medida, a mesma entrará em vigor no próximo dia 1 de março, data a partir da qual os interessados poderão requerer o cartão “A ONDA Jovem” no Terminal Rodoviário de Lagos.

Segundo as contas dos serviços da autarquia, estima-se que esta medida venha a abranger cerca de 700 crianças, que, passando a utilizar o transporte coletivo poderão fazer duplicar o número de crianças que já recorriam à ONDA para efetuar as suas deslocações diárias no âmbito do transporte escolar[ii].

[i] Nota: dados de 2015 a 2018.

[ii] No ano letivo 2018/2019 foram emitidos 786 passes escolares.

Categories: Lagos