Loulé

14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura | 82 alunos do concelho de Loulé disputam Fase Municipal

Realiza-se na manhã da próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Sophia de Melo Breyner Andresen, em Loulé, a Fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Estas provas decorrem à porta fechada e contarão com a participação de 82 alunos de todo o concelho, das seguintes escolas: Colégio internacional de Vilamoura, EB1 Dnª Francisca de Aragão – Quarteira, EB1 de Benafim Grande, EB1 das Benfarras, EB1 Hortas de Santo António, EB1 da Tôr, EB1 Mãe Soberana, EB1 N.º 3 de Loulé, EB1 N.º 4 de Loulé, EB1 Prof. Manuel Martins Alves, EB2,3Engº Duarte Pacheco, EB2,3 Padre João Coelho Cabanita, EB2,3 Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, EB2,3 Prof. Sebastião José Pires Teixeira, EB2,3 S. Pedro do Mar e Escola Secundária Drª Laura Ayres.

No âmbito deste Concurso, a Fase Municipal pretende promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral a partir da leitura de obras literárias propostas a alunos desde o 1º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário.

Depois da Fase Escolar, pretende-se agora apurar 3 alunos por nível de ensino que irão participar na Fase Intermunicipal, na cidade de Tavira, a 28 de abril. Aí estarão todos alunos apurados nos concelhos de Loulé, Faro, Vila Real de Santo António, Alcoutim, Castro Marim, Albufeira, Monchique, Tavira, Silves e Olhão.

Os concorrentes serão repartidos em quatro categorias, sendo as obras selecionadas para leitura as seguintes: 1.º Ciclo – “O Rapaz que Vivia na Televisão e outras Histórias”, de Manuela Bacelar e Luísa Ducla Soares; 2.º Ciclo – “A Casa das Bengalas”, de António Mota; 3.º Ciclo – “O Rapaz que Prendeu o Vento”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer; Ensino Secundário – “O Pintor Debaixo do Lava-Loiças”, de Afonso Cruz. Ana Farrajota (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Olga Gago (Biblioteca Municipal de S. Brás de Alportel) e Rita Moreira (Biblioteca Municipal de Loulé) serão os elementos do júri que irão deliberar quais os alunos que passam à fase seguinte, após a realização das provas escritas e orais.

Categorias:Loulé