AGENDA

Basket Youth Festival em Quarteira | 2 e 5 de julho

O maior festival ibérico da modalidade chega ao concelho em julho 2020.

Sob o lema “O sonho começa aqui”, decorrerá entre os dias 2 e 5 de julho o festival de basquetebol mais aguardado do ano: É o “Basket Youth Festival”- BYF, a ter lugar nas cidades de Quarteira e Loulé, numa organização do treinador Nuno Martins em parceria com o Clube de Basket de Quarteira (CBQ) Tubarões.

Preparem-se, pois promete-se muita “bola ao ar”, garantem felizes os promotores deste evento desportivo, pioneiro na região.

Com capacidade inicial para 800 participantes, entre equipas portuguesas e europeias, a verdade é que as pré-reservas para o evento já encerraram a 27 de janeiro com o pré-registo de 54 equipas nacionais, 8 equipas espanholas e 2 equipas polacas. O Basket algarvio está a dar que falar além-fronteiras.

“Esta adesão em pouquíssimas semanas, superou todas as nossas expetativas” revelou Nuno Martins, um dos elementos responsáveis pela logística do evento. De norte a sul, do Porto a Olhão, passando pela zona centro (Lisboa, Mafra, São João da Madeira, entre tantos outros), há participantes. Vêm também do estrangeiro. De Espanha, da Polónia. Trazem comitivas, vêm famílias, vêm amigos, vêm curiosos do basquetebol.

“Venham todos”, diz a organização, “esta será a maior festa da modalidade”, garante.

“O desafio é agora alargar o leque de disponibilidade de alojamento associado ao torneio, de modo a tornar-se possível dar resposta a outras equipas europeias que nos contactaram com o objetivo de participar (…) É
preciso mais alojamento, mais restaurantes, mais parceiros que se associem ao evento de modo a tornar possível a abertura de mais vagas” desabafa a organização que nunca pensou que o evento ganhasse tanta
projeção dentro e fora do país.

No BYF, participam equipas desde o escalão mini 8 até ao escalão Sub 14, significa que abrange jovens nascidos entre os anos de 2006 a 2013. É a primeira organização nacional com tamanha abrangência de escalões. Para a edição de 2021, já se pensa no alargamento ao escalão Sub 16.

Mas este BYF não é apenas basquetebol, oferece também um vasto leque de atividades sociais e culturais que irão permitir a todos os participantes desfrutar das maravilhas da cidade e do concelho, garantem os
promotores, que prometem muitas novidades para breve.

O CBQ Tubarões de mãos dadas ao BYF, congratula-se por trazer à cidade esta iniciativa, reforçando o papel que tem vindo a ser desenvolvido pelos Tubarões em prol dos jovens não apenas de Quarteira, mas de todos os que aderem a este projeto desportivo e formativo. Também a autarquia acolheu esta organização de forma decisiva, disponibilizando os equipamentos desportivos, entre outros apoios logísticos.

Categories: AGENDA, Desporto, Quarteira