Quarteira

QUARTEIRA | Marginal volta a sobrelotar no terceiro dia do Carnaval das Décadas

Depois do grande sucesso de sábado e domingo, 22 e 23 de fevereiro, a tarde de hoje, terça-feira, 25 de fevereiro, voltou a ter a Marginal de Quarteira completamente lotada com uma gigantesca moldura humana para o terceiro desfile do Carnaval das Décadas 2020. O tempo absolutamente fantástico para esta época do ano voltou a atrair muitos milhares de pessoas.

Em termos de presenças oficiais, destaque para o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e restante executivo (Eduardo Amador, Sónia Neves, Paulo Alferes e Jorge Bica), o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o vice-presidente  Pedro Pimpão e as vereadoras Ana Machado e Marilyn Zacarias e ainda a diretora municipal Dália Paulo.

A cidade de Quarteira encheu-se assim de alegria, nos dias 22, 23 e 25 de fevereiro, para receber o Carnaval, este ano com o tema “Carnaval das Décadas”.

Os três dias de desfile decorreram com a praia como pano de fundo, na Avenida Infante Sagres, seguido de baile popular na Praça do Mar até às 19 horas. Uma viagem pelas décadas, entre os anos de 1920 e 2000, foram o mote para a folia com 9 carros alegóricos enfeitados com mais de 2000 flores de papel, idealizados por Élsio Menau e a Associação Policromia, em parceria com Agostinho, e 10 grupos carnavalescos, num total superior a 300 participantes. Contou com 3 pontos de exibição, com apresentação de Sandrine Tavares, Nelson Horta e Alexandre Afonso, sempre com sol, cor e muita animação à mistura.

Carros Alegóricos:

  • Grupo Poeta Pardal – Anos 20
  • Academia de Judo de Quarteira – Anos 30
  • Fundação António Aleixo – Anos 40
  • Clube Náutico e Pesca Desportiva de Quarteira com a Escola de Dança Arabesque, da Prof.ª Larisa Shumskaya – Anos 50
  • Fitness 24/7 liderado por Sónia Melo – Anos 60
  • Osvaldo e o seu Carocha acompanhando os Anos 60
  • Associação Juvenil Akredita em Ti – Anos 70
  • Grupo de Danças Seniores de Quarteira – Anos 80
  • Escola de Dança Alma no Passo, de Cláudio & Cris – Anos 90
  • Grupo Motard de Quarteira – Anos 2000

Os mais pequenos começaram a divertir-se logo na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no desfile infantil com o tema “Do Passado ao Futuro”. Os alunos das escolas e IPSS da Freguesia, desfilaram os trajes de Carnaval ao longo da Rua Vasco da Gama e da Av. Infante Sagres.

Dia 26 de fevereiro, a cidade de Quarteira encerra a quadra carnavalesca com o Enterro do Entrudo, uma tradição quarteirense nascida há quase 30 anos, que envolve a comunidade local. O ‘cortejo fúnebre’ inicia às 21h00 na Rua da Alegria e percorre grande parte das artérias da zona antiga da cidade. O percurso culmina na Praça do Mar com um espetáculo pirotécnico.

O Carnaval de Quarteira tem entrada livre e é uma organização da Junta de Freguesia de Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira