Algarve

Algarve recebe a Primavera com Piqueniques de Charme

Depois do Piquenique que inaugurou o Festival da Comida Esquecida no passado dia 19 de outubro, em Silves, estes momentos de partilha e celebração de tradições algarvias voltam para animar a primavera e proporcionar experiências gastronómicas inesquecíveis.

O que são os piqueniques de charme? Um regresso ao passado no presente – recriando os piqueniques que se realizavam durante o século XX no Algarve e que representavam um importante papel no convívio e socialização entre as pessoas.

O evento inicia-se com um pequeno percurso interpretativo até ao local do piquenique, com a presença de um representante da comunidade local que irá falar de modo informal sobre algumas particularidades da região. Chegados ao local do piquenique, um local emblemático ou mágico, os participantes poderão tomar os seus lugares, seja no chão (em mantas), ou então em mesas e bancos (no parque de merendas), dependendo do local em questão.

Nesse momento, o Chef explicará a ementa da refeição, assim como os produtos locais e tradicionais que foram utilizados na sua confeção. Todas as explicações irão ser traduzidas para inglês por um Mestre de Cerimónias que estará presente em todas a ações, disponível para esclarecer todos os participantes estrangeiros e nacionais em caso de dúvidas.

O instrumento simbólico do Algarve – O Acordeão – será também protagonista com uma atuação durante o piquenique, como se fazia em outros tempos.

Cada experiência é irrepetível, única, partilhada e representativa de alimentos, memórias e locais mais ou menos esquecidos do Algarve. O Festival terminará com uma grande festa algarvia em Querença (Loulé), no dia 16 de maio: Na Casa da D. Glória.

Datas e bilhetes:

– 28 de Março de 2020 (Penina, Benafim, Concelho de Loulé) https://bit.ly/2unuJjZ

– 18 de Abril de 2020 (Santo Estevão, Concelho de Tavira) https://bit.ly/2UEsR0I

– 2 de Maio de 2020 (Cacela Velha, Concelho de Vila Real de Santo António) https://bit.ly/2Sz3vP4

O Festival da Comida Esquecida integra, com destacado mérito, a nova temporada do programa cultural 365 Algarve, uma iniciativa co-financiada pelas Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, financiada pelo Turismo de Portugal, e operacionalizada pela Região de Turismo do Algarve, pela Associação de Turismo do Algarve e pela Direção Regional de Cultura do Algarve. O Festival decorre até maio contemplando vários eventos: Piqueniques de Charme, Momentum, Colher para Cozinhar e a festa final Na Casa da D. Glória.

A entidade promotora desta iniciativa é a Cooperativa QRER, uma organização dedicada ao Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

Contactos:

www.comidaesquecida.com

info@comidaesquecida.com

(+351) 963 189 629

Parceiro turístico: Barroca Produtos Culturais e Turísticos

Patrocínios: Município de Loulé, Município de Tavira, Vila Vita Parc, Proactivetur, Projecto TASA

Apoio: Município de Vila Real de Sto. António

Categories: Algarve, Loulé, Tavira, VRSA