Algarve

LOULÉ | Inauguração do CREPC – Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve

O concelho de Loulé foi este sábado palco das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. Num dia de grande importância para toda a região, o Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve em Loulé e Quarteira para inaugurar dois equipamentos de interesse nacional na área da proteção civil e que, como referiu o chefe de Governo, constituem “um excelente exemplo da articulação tripartida entre a Autoridade Nacional, o Município de Loulé e a União Europeia”.

Em Loulé, na recentemente inaugurada Rua Koumba Yalá, junto à Zona Industrial da cidade, a “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” fica agora reforçada com a inauguração do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve. Com monitorização permanente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, este edifício é o centro nevrálgico das operações de emergência, proteção e socorro do Algarve. Estas instalações contemplam uma inovadora área para gestão de emergências, com capacidade para acolher o nível de decisão e de processamento de informação dos diversos agentes de proteção civil, em situação ou iminência de acidente grave ou catástrofe, proporcionando um efetivo apoio à decisão suportado numa moderníssima tecnologia de ponta.

O novo edifício nasce de um projeto mais vasto integrado numa candidatura conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos Municípios de Loulé e Almeirim ao POSEUR, no âmbito do Fundo de Coesão da União Europeia, e significou um investimento de 1.250.000,00€ (85% financiado pelos fundos europeus e 15% pela Autarquia de Loulé).

O Comando Regional junta-se agora à “Cidadela da Segurança e Proteção Civil” onde se encontram outras infraestruturas de âmbito regional, tirando partido da centralidade de Loulé – no “coração do Algarve” – e das excelentes acessibilidades, nomeadamente a proximidade à A22 e ao Aeroporto Internacional de Faro. É aqui que nasceu, em 1998, o Heliporto Municipal, no âmbito de uma parceria entre o Município de Loulé e o Serviço Nacional de Bombeiros, e que conta hoje com uma das duas bases de helicópteros em serviço permanente da ANEPC.

É também nesta área que se encontra o edifício de Apoio ao Heliporto de Loulé e à Base de Helicópteros em Serviço Permanente. Aqui também se encontra a base do INEM.

Loulé – Inauguração do CREPC – Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve
Loulé – Inauguração do CREPC – Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve

Categories: Algarve, Loulé