Quarteira

QUARTEIRA | Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres no projeto “Let`s save the water as a natural resource”

O Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, está a participar num projeto no âmbito do programa Europeu Erasmus+ com o título “Let`s save the water as a natural resource“.

Trata-se de um projeto que procura promover e desenvolver ideias para economizar água como um recurso natural junto de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. O objetivo é envolver os alunos na construção de soluções sustentáveis para problemas ambientais relacionados com os recursos hídricos. Para além de Portugal, conta com a participação de escolas de Espanha, Itália, Bulgária, Roménia e Turquia.

Decorreu durante os dias 10 a 14 de fevereiro de 2020 o 2º intercâmbio de alunos do projeto, desta vez no sul de Itália, na ilha da Sicília. A escola que nos recebeu foi a “Antonino De Stefano Scuola Secondaria di I° Grado”.

Antes de seguirmos para a cidade de Trápani, onde se situa a escola, fizemos uma visita a Palermo, a capital da ilha, onde tivemos o primeiro contacto com a cultura tipicamente siciliana. Passeamos pelas estreitas ruas, visitamos a catedral e os vários mercados locais onde reina uma azafama mediterrânica que nos é tão característica.

Já em Trápani, realizamos várias atividades relacionadas com o tema da água, bem como outras de cariz mais cultural. Na escola assistimos a uma apresentação sobre aquacultura, fizemos várias experiências laboratoriais e participamos numa experiência sensorial no fundo do mar, num túnel simulador criado para o efeito. Tivemos a oportunidade de visitar o Instituto Técnico Náutico, onde para além de análises à agua do mediterrâneo (colhida na hora), pudemos experimentar vários simuladores navais e aeronáuticos. A visita terminou no museu do mar.

Subimos ao topo do monte Erice (750 m acima do nível do mar) e percorremos as ruas empedradas da pitoresca cidade que lhe dá o nome. A cidade tem dois castelos e outrora contava com cerca de 500 igrejas, muitas dos quais hoje convertidas em edifícios de uso comum. Visitamos também a “Salune della laguna”, um complexo de salinas perto de Trápani, onde se extrai sal marinho e fomos à ilha de Favignana, onde visitamos a zona de proteção marítima das ilhas Égadi. Ainda houve tempo para uma limpeza da praia em Trápani.

Esta visita proporcionou uma experiência marcante para os alunos que nela participaram, como atestam alguns testemunhos recolhidos …

“A viagem à Itália foi uma experiência de Erasmus muito interessante. Foi a primeira vez que participei e acho que foi fantástico. Durante a semana, gostei de tudo em geral, principalmente da visita a Palermo e à ilha de Favignana (menos o tempo em que estávamos no barco). Limpar a praia foi algo que achei bonito de se fazer pois não estava propriamente limpa. Em relação à minha companheira, era muito simpática e muito amável comigo. Gostava de voltar a vê la um dia. A parte que menos gostei foi o facto dos nossos correspondentes não irem às atividades connosco. Mas tirando isso, o Erasmus é algo incrível e fantástico e espero um dia voltar a repetir uma experiência destas.” Beatriz Bernardo, 9ºF

Para além das atividades em que participam enquanto estão no país estrangeiro, os alunos têm ainda a oportunidade única de viver durante uma semana com uma família local …

“Gostei muito de ter ido a Itália em Erasmus, pois assim pudemos conhecer a sua cultura e o seu dia a dia. Gostei muito das atividades que fizemos, mas acho que podiam ter sido melhores e também os miúdos que nos receberam deviam ter estado sempre connosco, pois só estiveram algumas vezes. Assim passávamos muito mais tempo juntos. Adorei a família que me recebeu, foram super queridos comigo, trataram-me muito bem e espero um dia voltar a vê-los. Especialmente o Lívio que me tratou muito bem e foi sempre muito amável comigo. Obrigado por esta oportunidade única.” Lucas Méren, 9ºF

… esta é certamente a única atividade de toda esta experiência que não conseguimos replicar noutra parte do mundo. O acolhimento das pessoas, o convívio dos alunos com as famílias é um elemento fundamental do programa Erasmus+.

Gostei muito da minha estadia em Itália. A minha família foi muito carinhosa. O menino que me acolheu fala bem inglês por isso entendemo-nos bem. As atividades foram bem escolhidas apesar de eu achar que poderiam ser melhores. Não gosto do facto de os italianos terem ido às aulas porque fez com que passássemos menos tempo com eles, e assim a convivência torna-se mais difícil. A atividade que eu mais gostei foi de visitar a ilha de Favignana, apesar de eu ter enjoado no barco. A cultura italiana não é muito diferente da nossa por isso não houve grande diferença na minha chegada. Se houvesse outra experiência como esta eu gostaria de participar pois foi muito enriquecedora para mim.” Alexandre Silva, 9ºF

Só foi pena os alunos Italianos não terem participado em todas as atividades durante a semana, pois tiveram de ir assistir às suas aulas normalmente …

“Na minha opinião, o Erasmus, em que participei, foi uma experiência inovadora, para mim, porque nunca tinha vivenciado uma experiência assim. O que achei pior nesta visita foi o facto de termos passado pouco tempo com os colegas que nos receberam, pois, os mesmos eram escalados, um de cada vez para estarem connosco em para cada dia. Também fiquei triste por o meu colega Giulio ter ficado doente dois dias. Tirando isso, tudo correu bem e fui muito bem acolhido. Espero um dia poder voltar a repetir esta experiência única e enriquecedora mais uma vez.” Miguel Jerónimo, 9ºF

Depois de Itália, segue-se Espanha, desta vez a visita será a Almeria, aqui “bem perto” de nós. E como ainda temos muita água para salvar, desta vez não faltarão candidatos a mais uma aventura do projeto “Let`s save the water as a natural resource”.