Quarteira

QUARTEIRA | Teatro épico algarvio “À Babuja” passou pela Praça do Mar

A mais recente produção da companhia LAMA Teatro, de João de Brito, denominada “À Babuja”, percorreu o concelho de Loulé com três apresentações nos dias 28 de fevereiro, em Alte; 29 de fevereiro, em Loulé; e no dia 1 de março, domingo, em Quarteira, na Praça do Mar.

Em Quarteira, o espetáculo contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia, Telmo Pinto.

Trata-se de um espetáculo que conta com o apoio do programa cultural 365 Algarve e que tem vindo a percorrer a região do litoral ao interior, para surpreender residentes e turistas, com muito humor e numa forte interação com o público.

Em palco o encenador e ator João de Brito, o ator André Canário e o músico Igor Martins, que dão corpo a um “épico algarvio temperado com o melhor que o Algarve tem para oferecer”. Estar à babuja “significa estarmos à beira das pessoas. Pretende-se um pouco quebrar o caráter imponente que os teatros muitas vezes têm, que criam barreiras às pessoas. Nós tropeçamos nas pessoas. Não serão elas a procurarem-nos. De certeza que vai haver quem não esteja à espera de ver um espetáculo na sua rua, e isso é estar ‘à babuja’ das pessoas, pertinho delas. A expressão tem várias interpretações, além de ser o babujar do marisco”, refere João de Brito.

Dom Quixote e Sancho Pança, de Cervantes, funcionam como inspiração central desta produção teatral, mas muitos outros ingredientes estão presentes num enredo que também deixa espaço de manobra para o improviso e onde sobressai a amizade que vai acabar por unir os dois protagonistas no final da aventura.

NOTA: Fotos captadas de gravação vídeo, daí a sua baixa qualidade.

Categorias:Quarteira