Tavira

TAVIRA | Aprovada a audição do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural sobre o CEAT

Como se sabe, o Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) é o principal banco público de germoplasma vegetal e de salvaguarda de material genético do Algarve.

Trata-se de um terreno imaculado com 29 hectares, um repositório único para centenas de variedades de árvores de fruto, contemplando amendoeiras, alfarrobeiras, figueiras, nespereiras, macieiras, romãzeiras, citrinos e oliveiras, entre outras. Também contém uma vinha com 98 castas de vinho branco, 84 de vinho tinto, 56 de uva de mesa tinta e 52 de uva de mesa branca que têm sido preservadas ao longo do tempo.

Não obstante conter um património genético de elevado valor, é notório a falta de investimento público no Centro e a equipa de trabalho no terreno encontra-se reduzida a três pessoas, à beira da reforma.

O Centro de Experimentação ficará numa situação deveras problemática se for para a frente a construção de uma estrada da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, no âmbito da eletrificação da linha férrea regional, no troço entre Faro e Vila Real de Santo António. Esta estrada, numa extensão total de cerca de 608 metros e com 20 metros de largura, partirá o CEAT em duas partes e implicará a destruição de coleções de árvores de fruto e a demolição de cinco antigos laboratórios.

O Bloco de Esquerda reprova, de forma inequívoca, a construção da referida estrada, a qual que irá dividir o Centro de Experimentação em duas partes conduzindo à sua degradação ainda mais acentuada e, possívelmente à sua extinção. O que se impõe é a sua requalificação e modernização ao serviço do desenvolvimento sustentável da agricultura  no Algarve.

Neste sentido, foi aprovado esta semana na Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas o requerimento apresentado pelos deputados João Vasconcelos e Ricardo Vicente, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda,  que solicita a audição na Assembleia da República do Secretário de Estado da Agricultura e do Mundo Rural, para dar as explicações consideradas necessárias em relação ao CEAT.

O Secretariado da Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda 

Categorias:Tavira