Nacional

COVID-19 | Com Projeto Tech4edu, Professores e Alunos ganham ajuda para aulas online

Com as escolas fechadas, as salas de aula passaram a ser a casa de cada aluno e professor.

Para muitos, isto representa um enorme desafio. Há várias plataformas digitais que permitem as aulas à distância, mas nem todos estão à vontade com a tecnologia. Para os docentes, os miúdos e os pais, decifrar estas ferramentas pode revelar-se um pesadelo.

Foi para os ajudar que, a partir de hoje, 24 de março, está disponível a plataforma Tools4Edu. Trata-se de um site gratuito, sem fins lucrativos, criado no âmbito do #tech4COVID19, uma iniciativa de um grupo de empreendedores que está a criar soluções tecnológicas para ajudar a população a ultrapassar os desafios trazidos pela pandemia. 

O site Tools4Edu disponibiliza tutoriais e boas práticas para toda a comunidade educativa. Os professores encontram sugestões para gerir a nova “sala de aula”, enquanto os estudantes descobrem como interagir digitalmente com professores e colegas, tanto durante a aula como nas indispensáveis pausas. A plataforma tem ainda um espaço para partilha de experiências e boas práticas, e uma equipa de apoio para esclarecer dúvidas e dificuldades de pais, alunos e docentes. 

O objetivo é que todos consigam não só superar as dificuldades mais básicas, mas usar a tecnologia para recriar, até onde for possível, o ambiente humano da escola. Transmitir conhecimento é importante. Mas as interações, conversas e brincadeiras são o que, mesmo à distância, torna a experiência significativa para os alunos – e, por conseguinte, mais fácil de gerir para pais e educadores. Porque, mais do que um espaço físico, a escola é um espaço de afetos. 

A plataforma Tools4Edu é apenas um dos muitos projetos que a iniciativa #tech4COVID19 tem em curso,  para apoiar a sociedade nos desafios criados pela pandemia. São, por exemplo, projetos para melhorar o rastreamento de redes de contágio, facilitar videochamadas entre médicos e doentes; criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que simplesmente necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia – entre muitos outros.

Sobre o #tech4COVID19
#tech4COVID19 é um movimento criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa para combater o COVID-19. São mais de 3500 pessoas das mais variadas áreas a trabalhar em soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio do COVID-19.

Para seguir o Movimento #tech4COVID19
Website: tech4covid19.org
Facebook: @tech4covid19   
Instagram: https://www.instagram.com/tech4covid19/
Twitter: @tech4covid19
LinkedIn: @movimento-tech4covid19

Para seguir o projeto Tools4Edu:
Website: https://www.tools4edu.com
Instagram: https://www.instagram.com/tools4edu
Facebook: https://www.facebook.com/Tools4Edu
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/tools4edu

Categories: Nacional, Saúde