Nacional

Ministério da Educação lança campanha #SERJOVEMEMCASA

No Dia Europeu da Informação aos Jovens, que se assinala esta sexta-feira, o Ministério da Educação, que tutela as áreas da Juventude e do Desporto, lança a campanha #SERJOVEMEMCASA, com propostas de atividades, oficinas e informações disponíveis para a juventude.

Num contexto em que milhares de jovens se encontram nas suas casas, o tempo passado em confinamento não tem de ser privado de um conjunto de estímulos, nomeadamente no que se refere à procura ativa de informação, ao pensamento crítico, assim como à aquisição de competências e experiências enriquecedoras para o percurso dos jovens enquanto cidadãos participativos no exercício da sua cidadania.

Esta campanha decorrerá nas várias plataformas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do seu novo portal e das suas redes sociais, Instagram e Facebook.

Será disponibilizado diariamente um conjunto alargado de informações dirigidas à população jovem, mas também de iniciativas e atividades que possam enriquecer o seu tempo livre.

Durante este dia, que marca o lançamento da campanha, estarão disponíveis conteúdos acerca do Dia Europeu da Informação aos Jovens, de programas do IPDJ, vídeos e a calendarização dos webinars.

No decurso desta campanha será partilhada informação acerca de respostas que o IPDJ já disponibiliza e que o qualificam enquanto entidade pública no setor da juventude, nomeadamente a saúde e bem-estar juvenil, o associativismo e programas cujas candidaturas se encontram a decorrer.

Nesta campanha pretende-se também criar um espaço de partilha de informação útil proveniente de fontes fidedignas para a juventude. Existirá, igualmente, um conjunto de atividades, oficinas, webinars e momentos de partilha de informação para os jovens e que irá ao encontro dos seus interesses e motivações, como por exemplo oficinas ligadas às artes, à criação de conteúdos ou ainda a um estilo de vida mais ecológico.

Terão lugar debates sobre questões que têm impacto na juventude, abordar-se-á a questão da segurança online, os direitos da juventude, entre muitas outras.

A campanha conta com a participação e um enorme comprometimento de todo o tecido associativo jovem.

Diversas associações de norte a sul do país aderiram à campanha #SERJOVEMEMCASA e disponibilizarão as suas atividades para a juventude a nível nacional, tratando-se por isso de uma campanha diversificada nos conteúdos que se compromete apresentar.

A primeira semana de campanha contará com workshops e desafios artísticos, oficinas de autoconhecimento ou, ainda, uma aula de italiano lúdica.

A campanha contará também com conteúdos destinados a profissionais de juventude, nomeadamente um webinar sobre a prevenção da radicalização violenta na juventude e o IPDJ disponibilizará informação útil no que diz respeito aos seus programas e a sua adaptabilidade em tempos de pandemia.

Categories: Nacional