Nacional

Marinha e a inovação no combate à pandemia

No âmbito da resposta à pandemia causada pela COVID-19, a Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) do Comando Naval realizou um projeto de prototipagem rápida de reconversão de 40 máscaras de snorkel, para adaptação de um elemento filtrante de proteção. O seu modo de utilização, manuseamento e higienização está a ser avaliado no Centro de Triagem de COVID 19 do Centro de Medicina Naval, na Base Naval do Alfeite, integrado no Plano Militar de Despistagem Covid (SALUS).

A reconversão destas máscaras é uma solução que também tem sido testada em países como a França, a Itália e a Espanha, e foi levada a cabo através da produção de um adaptador desenhado e construído por impressão 3D, para montagem de filtros médicos de proteção.

A totalidade das máscaras foram entregues ao Centro de Medicina Naval, adaptadas para receberem filtros médicos normalizados.  Para este projeto foram utilizadas máscaras SUBEA Easybreath, gentilmente cedidas pela DECATHLON Portugal à Marinha.

Categories: Nacional, Saúde