Nacional

AADIC esclarece doentes com insuficiência cardíaca durante pandemia pela covid-19

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca, com o apoio da Novartis, disponibilizou aos seus associados três monofolhas sobre as perguntas mais frequentes dos doentes com insuficiência cardíaca em relação ao coronavírus e ainda um tutorial sobre como fazer uma máscara em casa. As pessoas com doenças pré-existentes, como a insuficiência cardíaca, constituem grupo de risco nesta pandemia pela covid-19.

“Dada a atual situação do país a nossa Associação decidiu criar Monofolhas compostas pelas perguntas mais frequentes colocadas pelos doentes com Insuficiência Cardíaca em relação ao novo coronavírus e com as respetivas respostas, preparadas por um profissional de saúde, que faz parte do nosso conselho técnico-científico.

Queremos estar mais próximos dos doentes e ajuda-los, com informação útil e simplificada, a ultrapassar este confinamento social e esta pandemia. As pessoas com doenças crónicas, como a Insuficiência Cardíaca, fazem parte do grupo da população mais vulnerável à infeção pela COVID-19 e por conseguinte precisam de fazer o máximo para se proteger e evitar a contaminação”, explica o Dr. Luís Filipe Pereira, presidente da AADIC.

A AADIC disponibilizou na última semana três monofolhas aos seus associados, via CTT e e-mail marketing, e aos profissionais de saúde que colaboram anualmente com a Associação, nomeadamente cardiologistas, médicos assistentes, médicos de família, enfermeiros e fisioterapeutas, por forma a facilitar o contacto e o esclarecimento dos doentes com insuficiência cardíaca.

Seguindo as novas recomendações da Direção Geral da Saúde foi ainda criado um tutorial de como fazer “a sua máscara em casa” e um plano de facebook, @aadicardiaca,  centrado nas recomendações oficiais e em como manter uma vida ativa e saudável durante o confinamento social.

As monofolhas podem ser consultadas em anexo:

Categories: Nacional, Saúde