Empresas

Primark doa 20.000 produtos para apoiar profissionais de saúde e pacientes

A Primark doou 18.000 produtos, incluindo roupa de cama, almofadas, toalhas e produtos de higiene pessoal, ao INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica. Os produtos serão distribuídos por profissionais de saúde e pacientes, de acordo com as necessidades avaliadas pelo INEM. Também foram entregues 2.000 conjuntos de frascos de viagem à Cruz Vermelha Portuguesa, para que os profissionais que andam na linha da frente possam ter os seus próprios frascos com desinfetante para as mãos enquanto cuidam dos pacientes. Essa iniciativa faz parte da campanha internacional que a Primark tem desenvolvido para apoiar a luta contra o COVID-19.

Doação da Primark à Cruz Vermelha Portuguesa

Estes donativos constituem apenas uma parte de um esforço voluntário a nível global de centenas de colaboradores da Primark para apoiar aqueles que estão na linha da frente da luta contra a COVID-19. A Primark disponibiliza caixas de donativos que contêm mais de 400.000 produtos que serão entregues a profissionais, voluntários e pacientes em cidades e vilas de todo o mundo onde a Primark tem lojas.

Voluntários portugueses da Primark

A decisão de doação da Primark surge em resposta a pedidos das autoridades de saúde e instituições de caridade para o abastecimento urgente de produtos de primeira necessidade. Os donativos Primark serão disponibilizados a profissionais de saúde que trabalham em turnos consecutivos ou que estão longe de casa, para proteger as suas famílias de possíveis infeções. Também serão oferecidos a pacientes que não têm meios de obter uma nova muda de roupa ou produtos de higiene pessoal a partir de casa. Também foram feitas doações na Europa para o Hospital NHS Nightingale em Londres, a Cruz Vermelha Espanhola e o HSE na Irlanda.

Nelson Ribeiro, Area Manager da Primark em Portugal, acrescentou: “Estamos muito orgulhosos de fazer parte de uma empresa como a Primark, que foi capaz de disponibilizar produtos de primeira necessidade para apoiar os heróis de saúde que trabalham incansavelmente na luta contra o COVID-19. Foi gratificante trabalhar com os meus colegas no acondicionamento, coordenação e entrega dos donativos”.

Cátia Alves, Assessora de Comunicação do INEM, acrescentou: “Os profissionais da linha da frente em Portugal estão a trabalhar arduamente para oferecer cuidados seguros, com altruísmo, durante estes momentos extraordinários. Estamos extremamente gratos a empresas como a Primark e os seus voluntários, pela sua generosidade e bondade. Numa altura em que este tipo de produtos tem uma maior procura, estes donativos significam muito para todos”.

A Primark está a apoiar muitos outros hospitais, socorristas e instituições de caridade que trabalham em todo o mundo. Nas últimas três semanas, os voluntários da Primark entregaram múltiplos donativos:

  • Na Irlanda, mais de 45.000 itens, incluindo pijamas, t-shirts e produtos de higiene pessoal, foram doados a hospitais de todo o país. Também foram doados mais de 900 produtos para ajudar a criar quartos ‘uma casa longe de casa’ para a equipa de HSE que está em alojamento temporário.
  • No Reino Unido, a Primark está a doar caixas com 74.000 produtos, incluindo roupa interior, leggings, t-shirts, calçado e toalhas para os profissionais da linha da frente do NHS que trabalham no novo Hospital NHS Nightingale do Reino Unido, em Londres, que foram acondicionados e entregues por voluntários da Primark. O Serviço de Ambulâncias de Londres recebeu 38.000 t-shirts, meias, roupa interior, ganchos de cabelo, pijamas e calças desportivas. A equipa do NHS do Great Western Hospitals, em Swindon, recebeu caixas de donativos com mais de 1.500 pijamas, t-shirts, leggings, roupa interior e produtos de higiene pessoal. Ao Birmingham Women’s Hospital e ao Birmingham Children’s Hospital foram entregues caixas com 30.000 produtos, incluindo produtos de higiene pessoal e meias. Mais de 37.000 produtos também foram entregues aos hospitais de Manchester e North Bristol Trusts e Watford, Royal Derby, Royal Bournemouth, Christchurch, Hillingdon e King’s College.
  • Na Escócia, foram entregues 6.000 produtos, incluindo garrafas de água e lenços de papel, para os colaboradores dos call centers do NHS, 900 conjuntos de pijamas, produtos de higiene pessoal e roupa interior para os colaboradores e pacientes do NHS Dumfries & Galloway.
  • Em Espanha, 25.000 itens, incluindo conjuntos de roupa de cama, produtos de higiene pessoal e roupa, foram doados a três hospitais locais de Madrid, em parceria com a Cruz Vermelha Espanhola. 11.000 unidades de roupa de cama, roupa, toalhas e produtos de higiene pessoal também foram entregues a hospitais em Castilla la Mancha, Barcelona e Valladolid.
  • Em França, a Primark doou 15.000 bonés de basebol, nos quais é possivel colocar viseiras plásticas para proteger a equipa Restos du Coeur, que continua a distribuir refeições e alimentos a pessoas mais carenciadas.
  • Em Itália, a Primark doou mais de 7.000 produtos, incluindo toalhas, roupa e produtos de higiene pessoal a hospitais em Milão, Brescia, Verona e Florença.
  • Em Boston, cidade onde a Primark abriu a sua primeira loja nos EUA, em parceria com o Centro de Inteligência Médica de Boston, a Primark doou 900 produtos, incluindo almofadas, roupa de cama e toalhas para apoiar a cidade a construir hospitais temporários e apoiar os moradores locais mais vulneráveis. Outros 1.690 produtos foram doados ao St Elizabeth’s Medical Center, Tufts Medical Center e City of Boston Health Commission.
  • Na Alemanha, a Primark doou 1.500 produtos de cama para um hospital temporário em Coesfeld, e mais de 1.300 produtos também foram doados para instituições de caridade locais, aos Street Angels, instituição que apoia os sem abrigo em Colónia.
  • Além dos 400.000 produtos que a Primark está a doar, a marca também distribuiu 140.000 produtos de Páscoa em hospitais, casas de abrigo e famílias carenciadas em todo o mundo no fim de semana da Páscoa.

Categories: Empresas, Nacional, Saúde