Algarve

ALGAR entrega bens alimentares para crianças até aos 3 anos de idade

A Algar, empresa responsável na região do Algarve pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, representada pelo Administrador Executivo Engº José Barreto, fez a entrega de 263 kg de farinhas lácteas, num valor superior a mil EUROS, ao Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACF), representado pelo Dr. Nuno Alves, Presidente da instituição de solidariedade social na região.

Este gesto resulta de uma parceria entre a Algar e a ENTRAJUDA (Algarve), através da campanha “Separar para Alimentar”. A iniciativa, que em 2019 celebrou 6 anos de existência, foi criada com o propósito de sensibilizar a população para a importância da reciclagem e, simultaneamente auxiliar as famílias que diariamente são apoiadas pelo BACF – Algarve, através da entrega de alimentos nutricionais para crianças até aos 3 anos de idade.

Este tipo de alimentos, motivado pela sua especificidade e valores de aquisição mais elevados, são menos frequentes entre os donativos habitualmente recebidos pela instituição.

Segundo Nuno Alves, Presidente da Direção do BACF do Algarve «O BACF do Algarve, coopera atualmente com 120 instituições, prestando apoio a 4.516 famílias, mediante a distribuição de géneros alimentares a 10.750 pessoas, das quais 2.828 são crianças com idades inferiores aos 12 anos, para quem vai este apoio do “Separar para Alimentar”.

O BACF contribui ainda com 23.540 refeições que são preparadas diariamente por 68 instituições (pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares)

Foram as famílias que geralmente recebem o apoio do BACF, que em 2019 entregaram as suas embalagens de plástico, metal e ECAL (embalagens de cartão para alimentos líquidos) vazias ao BACF-Algarve para que fossem recicladas e como contrapartida serão elas que vão receber esta ajuda.

Balanço da campanha nos últimos 6 anos

“Desde 2013 que a campanha tem recebido a adesão por parte da população e de várias entidades locais, que com o gesto da separação dos resíduos já garantiu o encaminhamento para reciclagem de 49 240Kg de resíduos de embalagens e permitiu a entrega de 6.000€ em bens alimentares, ajudando assim quem mais precisa.”, diz José Barreto, Administrador Executivo da Algar.

Esta campanha terminou em 2019 para dar lugar a uma nova causa “Toneladas de Ajuda”, um novo projeto que está a decorrer e que o BACF – Algarve também já fez questão de abraçar.

Trata-se de uma nova campanha que tem como objetivo valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições inscritas queiram entregar na Algar, nomeadamente, as embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro, em troca de uma contrapartida financeira.

Todos os que desejarem colaborar com a “Toneladas de Ajuda”, a favor do BACF- Algarve, poderão entregar, separadamente,  as embalagens usadas acima referidas, nas instalações da Algar, que se encontram distribuidas por toda a região do Algarve (www.algar.com). Deverão informar que o fazem a favor da referida instituição.

Sobre a ALGAR

A ALGAR, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. é responsável pelo tratamento, valorização dos resíduos urbanos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Categories: Algarve