Albufeira

ALBUFEIRA | Vereadores do Partido Socialista chumbam contas de 2019

Por decisão do executivo, foi levada a sessão de câmara, a apreciação da prestação de contas referentes a 2019. Apesar de não acharem prioritário fazê-lo nesta altura, os vereadores do Partido Socialista analisaram os documentos e detectaram aquilo que já era óbvio para todos:

A execução orçamental de 2019, manifesta uma taxa de execução de despesas de capital de 14,31%, para uma taxa global de 54,75%, demonstrando uma total ineficácia na execução do investimento planeado para o ano, prejudicando o munícipe, adiando a resolução dos problemas já identificados.

Uma questionável gestão dos dinheiros públicos onde por exemplo, se verificou uma desorçamentação de quase quatro milhões de euros sobre a despesa com a aquisição de bens  relativos à água atirando, inexplicavelmente, quase 4 milhões de euros para as GOP/PPI, ferindo o rigor que se quer nos orçamentos.

Em 2019, ficaram por construir ou iniciar a construção de lares, habitações sociais ou custos controlados, edifícios escolares, saneamento. As pavimentações de artérias principais da cidade, bem como a requalificação de algumas zonas degradadas, foram atiradas intencionalmente, para o fim do mandato. Todas estas obras poderiam e deveriam ter sido planeadas e implementadas a partir do primeiro ano de mandato, em função do enorme saldo de gerência existente (oitenta e três milhões de euros) herdado.

A gestão calculista do calendário eleitoral, tem mostrado uma liderança passiva e vincadamente reativa, revelando falta de visão estruturada para a resolução dos problemas do concelho. Pelos motivos elencados, os vereadores do Partido Socialista não tiveram alternativa que não fosse o voto contra a proposta, manifestando uma clara indignação e oposição a esta forma de conduzir os destinos do concelho.  Consideram ainda, que a solidariedade institucional que se impõem nesta altura, não apaga nem resolve os erros e os problemas do passado, que têm afetado o município. No entanto, esta pandemia criou outros problemas mais prementes ainda e que precisam da ação individual de todos, para rapidamente voltarmos a encontrar um rumo para Albufeira.

Vítor Ferraz, presidente do PS Albufeira

Categories: Albufeira