Tavira

TAVIRA | BE congratula-se pela suspensão do atravessamento do CEAT

O Bloco de Esquerda do Algarve congratula-se pela não viabilização do atravessamento, por uma estrada, do Centro Experimental Agrário de Tavira. Sublinhe-se que o Bloco de Esquerda, logo que teve conhecimento do processo, em fins de janeiro de 2020, esteve sempre contra esta alternativa a qual não foi por parte da Câmara Municipal de Tavira, atempadamente divulgada à comunidade, nem aos Partidos da oposição. Refira-se que o processo de negociação entre as Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Tavira teve início em janeiro de 2018.

Referente a esta matéria houve também, por parte do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do seu deputado pelo Algarve, João Vasconcelos, um pedido de audição do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural na Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas e que foi aprovada por unanimidade. A audição só não ocorreu devido ao estado de pandemia da Covid-19 que o país vive.

O Bloco de Esquerda defende a requalificação do Centro Agrário, espaço único no País e de enorme valor para o Algarve e para o concelho de Tavira. Propomos que a Câmara Municipal de Tavira inicie um processo de negociação com o Ministério da Agricultura e Pescas de forma a recuperar o Centro Agrário e incutir no mesmo uma dinâmica de reabilitação e valorização através da sua rentabilização ambiental com os consequentes ganhos futuros para as novas gerações.

A comunidade de Tavira e do Algarve pode contar com o Bloco de Esquerda Algarve, quanto à elaboração de soluções sustentáveis, quer para o Centro de Experimentação Agrária de Tavira, quer para toda a região, evitando que se execute por parte do poder executivo uma “navegação à vista”, algo muito peculiar nos decisores políticos regionais. Entendemos que temos de pensar, todos em conjunto, o futuro de Tavira e do Algarve não permitindo que a deriva urbanística do lucro fácil e das ambições desmedidas desvirtuem mais a nossa região e hipotequem a qualidade de vida das gerações vindouras.

Bloco de Esquerda Algarve

CEA Tavira – Campo de Experimentação Agrária de Tavira

Categories: Tavira