Algarve

QUARTEIRA | Mulheres e meninas do projeto Akredita +E7G entregaram mais material de proteção para o Hospital de Faro

No dia de ontem, 20 de maio, foram entregues ao hospital de Faro mais pares de botas de proteção ao Covid 19, confecionadas pelas meninas e mulheres do bairro da Amendoeira, em Quarteira, todas participantes do projeto Escolhas, através da Associação Juvenil Akredita em Ti.

Uma iniciativa que se repete, pois já a 30 de abril tinha sido entregue material de proteção. Na altura, a Dr.ª Patrícia Guilherme, médica pneumologista do Hospital de Faro, tinha deixado mais tecido para a continuação da confeção de botas de proteção, entregues agora.

Estas doações surgem no âmbito das sessões “Labores e artes”, promovidas pelo projeto, que tem contado com a participação da maioria das mulheres e meninas de etnias cigana e africana. “Quando o hospital divulgou o pedido de ajuda, o projeto lançou o desafio a estas mulheres que, de forma entusiasta, aceitaram o desafio”, diz-nos Sónia Luz, a coordenadora do projeto.

 “A ideia do projeto é capacitá-las para, a partir do gosto pela costura, conseguirem auferir os seus próprios rendimentos, e saírem da situação de desemprego que se encontram”, acrescentou.

“Estávamos a planear fazer costura para fora, mas aconteceu isto, porque não ajudar a combater este bicho?”, questionou Adélia, cigana de 44 anos.

 “É mágico receber nova doação destas, com todo este carinho envolvido. É muito gratificante e motiva-nos para continuar esta luta”, afirmou a Dr.ª Patrícia Guilherme, ao receber a nova doação pelas mulheres e crianças participantes do projeto.

O projeto Akredita+E7G é financiado pelo programa Escolhas, mas é um projeto de continuação, ou seja em 2017 foi aprovado o financiamento para um projeto bianual Akredita+E6G que voltou a merecer a confiança programa novamente em 2019. Desde que o projeto iniciou, no âmbito do programa Escolhas, que começou a prestar apoio à franja da sociedade mais sensível do concelho de Loulé, mais precisamente no Bairro da Abelheira, em Quarteira, como especial foco nas crianças e jovens. Desde então, tem conseguido imensos progressos: Melhoria de vida de muito beneficiários do projeto e quebrado muitos estereótipos.

Categories: Algarve, Quarteira, Saúde