Ocorrências

PORTIMÃO | Detidos dois indivíduos pela prática de crimes especialmente violentos

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Faro informa que na cidade de Portimão nos últimos dias, foram detidos dois indivíduos pela prática de crimes especialmente violentos.

A primeira situação reporta-se ao passado dia 16 de maio, em que após uma discussão na via pública entre 2 indivíduos ocorreu um esfaqueamento na zona do centro daquela cidade, provocando ferimentos graves à vítima.

Apesar de não ter sido possível logo no momento localizar o suspeito, foram desenvolvidas continuamente diligências por parte da Esquadra de Investigação Criminal daquela cidade, tendo o mesmo sido localizado e detido no dia seguinte. Tendo sido presente em Tribunal, em conjunto com todas as diligências de investigação entretanto desenvolvidas, foi-lhe decretada a medida de coação de prisão preventiva.

A segunda situação surgiu na sequência do registo de uma situação em que uma mulher, dia 22 de maio durante o período noturno, foi localizada na zona da Praia da Rocha prostrada na via pública, inconsciente e com ferimentos graves, especialmente na zona da face. Foi de imediato promovida a investigação dos factos, especialmente dificultada por a vítima, mesmo após ter recuperado a consciência no dia seguinte, não se recordar do que havia sucedido ou quem foi o seu autor. Levantando-se a possibilidade plausível de que se poderia ter tratado de uma situação de violência doméstica, foram desencadeadas várias ações de investigação, em coordenação e sob direção do ministério público, de que resultou a aquisição de vários meios de prova que indiciaram fortemente o seu namorado, estrangeiro, como sendo o autor das agressões. Nesta sequência, o ministério público emitiu um mandado de detenção visando o suspeito, a que foi dado cumprimento no dia de ontem.

Tendo sido apresentado ontem durante a tarde perante o Juiz de Instrução Criminal, foram-lhe decretadas as medidas de coação de proibição de aproximação à vítima, proibição de sair do país (com apreensão do passaporte), obrigação de sujeição a tratamento de dependências e apresentações três vezes por semana na Esquadra de Portimão.

Embora não se registe um número significativo de casos, este Comando manter-se-á continuamente centrado combate imediato a todo o tipo de criminalidade registada na sua área de jurisdição, com especial atenção ao combate dos crimes mais violentos e imprescindível proteção das suas vítimas.

Categories: Ocorrências