AGENDA

AADIC promove Workshop virtual sobre a Insuficiência Cardíaca em tempos de Covid-19 | 4 de junho

4 de junho, às 21h00, com transmissão através do Facebook e Site da AADIC

No dia 4 de junho, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (IC), com o apoio da Novartis, promove o Workshop virtual “Insuficiência Cardíaca em tempos de Covid-19”, através de uma transmissão exclusiva no Facebook e Site da AADIC. A iniciativa é de participação gratuita e é dirigida aos doentes com IC e aos seus cuidadores.

“Os tempos que vivemos são de cuidados excepcionais para todos, principalmente com as medidas de desconfinamento gradual em vigor, mas os doentes com Insuficiência Cardíaca e os seus cuidadores devem ter ainda cuidados redobrados. Neste sentido a AADIC decidiu criar este Workshop virtual para apoiar os seus doentes, contando com a participação de profissionais de saúde para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas, de acordo com as directrizes da Direção-Geral da Saúde.

O principal objetivo desde Workshop é darmos ferramentas, conselhos e até dicas que permitam aos nossos doentes ultrapassar certos obstáculos para melhorarem a sua realidade, retomarem a sua vida em segurança, mas tentando ao máximo evitar o risco de contaminação pelo novo Coronavírus.” explica o Dr. Luís Filipe Pereira, presidente da AADIC.

O Workshop virtual “Insuficiência Cardíaca em tempos de Covid-19”, decorre no dia 4 de junho, a partir das 21h00, com transmissão exclusiva no Facebook e Site da AADIC, e conta com a participação da Dr.ª Tatiana Duarte, Médica Assistente de Cardiologia do Hospital São Bernardo – Centro Hospital de Setúbal, EPE, e a Dra. Susana Quintão, Enfermeira Especialista em Reabilitação, Coordenadora da Unidade de Medicina Ambulatória – Hospital de dia /hospitalização domiciliária do Hospital São Francisco Xavier. Conta ainda com a participação da Dra. Elsa Feliciano, assessora de nutrição da Fundação Portuguesa de Cardiologia desde 2001 e nutricionista no Centro de Saúde de Cantanhede – ACeS Baixo Mondego – ARS Centro, e do Nuno Marreiros, para falar sobre Reabilitação e Exercício Físico, e ainda com um relato na 1ª pessoa do doente e associado Dr. José Ravasco Pato. A moderação ficará a cargo da Dr.ª Maria José Rebocho, Médica Cardiologista e também membro do Conselho Técnico e Científico da AADIC.

Sobre a Insuficiência Cardíaca:

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma condição grave de saúde, que se caracteriza pela incapacidade do coração bombear sangue para o corpo em quantidade suficiente. Esta incapacidade faz com que o sangue não forneça os nutrientes e oxigénio em quantidade suficiente ao organismo para que este funcione normalmente.

A IC desenvolve-se, geralmente, devido a outro problema de saúde como, por exemplo, hipertensão arterial, enfarte do miocárdio ou problemas coronários. Apesar de se poder desenvolver em qualquer idade (devido a outras doenças que afectam o coração), é mais comum com o avançar da idade.

Categories: AGENDA, Nacional, Saúde