9 de junho nas Conversas com Barriguinhas Live

A gravidez é um período mágico e único na vida da mulher, mas é, também, um período de muitas alterações e dúvidas em relação a si mesma e ao bebé. Nesse sentido e para abordar o tema da higiene oral, no próximo dia 9 de junho, a autora do Blog Dente a Dente, Inês Guerra Pereira, estará presente nas Conversas com Barriguinhas Live para falar com os futuros pais sobre a importância da saúde e da higiene oral, quer durante o período da gravidez, quer nos primeiros meses após o nascimento do bebé.
A grávida deve marcar uma consulta no médico dentista no primeiro trimestre da gravidez, já que às seis semanas de gestação inicia-se o desenvolvimento dos dentes do bebé. As muitas alterações que ocorrem na cavidade oral da grávida nesta fase podem potenciar doenças nas gengivas e estes problemas podem também representar fatores de risco para o parto (prematuro) ou mesmo para o bebé (baixo peso).
A hiperacidez da cavidade oral, devido a vómitos ou refluxo gástrico, favorece o desenvolvimento bacteriano e pode causar desgaste do esmalte e consequentemente sensibilidade dentária. É, por isso, fundamental que durante este período a grávida cuide da sua boca, dentes e gengivas, porque assim está também a cuidar do seu bebé.
A chegada de um bebé é sempre um momento de grande felicidade, mas é fundamental ter atenção aos cuidados desde início. Os primeiros dentes, mais conhecidos por dentes de leite, têm que ser tratados desde cedo, pois são estes que abrem caminho para dentes definitivos saudáveis. Além disso, se incutirmos os hábitos corretos de prevenção e de higiene oral ao bebé, estes irão perdurar por toda a sua vida. Até aos seis meses de idade, deve-se limpar a boca do bebé com gaze ou dedeira humedecida em água filtrada quando existir leite estagnado e pode-se recorrer a mordedores de silicone para massajar a gengiva e promover a erupção dos dentes. Dos seis aos 12 meses, o primeiro dente pode aparecer e é hora de visitar o odontopediatra, assim como começar a escovar os dentes do bebé após cada alimentação e na hora de dormir, com uma escova macia e com pasta de dentes com flúor. De seguida, até aos 24 meses de idade, deve-se iniciar o uso de pasta de dentes e o fio dentário com aplicador, limitar o uso da chupeta e disciplinar os hábitos alimentares.
Para saber mais sobre este e outros temas relacionados com a gravidez, parto e pós-parto inscreva-se nas próximas sessões das Conversas com Barriguinhas em https://www.conversascombarriguinhas.pt/.
“Conversas com Barriguinhas” é uma iniciativa de âmbito nacional que junta parceiros e especialistas em saúde materna para levar às famílias o esclarecimento acerca de temas importantes e diversificados como a amamentação, a alimentação na gravidez, a sexualidade, as células estaminais, os cuidados com o bebé e com os pais e as situações de risco, além de deixar alguns conselhos práticos sobre as várias fases do período de gestação.
Desde 2009 a percorrer Portugal, as Conversas com Barriguinhas já realizaram mais de 3 mil eventos em mais de 500 espaços de excelência, impactando cerca de 100 mil casais, com o objetivo de esclarecer dúvidas e partilhar experiências sobre os mais variados temas ligados à gravidez e maternidade. Desde então, foram estabelecidas mais de 50 parcerias com marcas de referência no mercado da puericultura e partilhados inúmeros conteúdos sobre a gravidez e maternidade referenciados pelos melhores profissionais de saúde. Com cerca de 650 eventos previstos para 2020, este será um ano de enorme dinamismo e de consolidação da iniciativa, em que a promoção do bem-estar e a informação às famílias se manterão a principal prioridade.