Lagos

LAGOS | Nadadores salvadores testados hoje à covid-19

Os nadadores-salvadores que prestam serviço nas praias do concelho de Lagos vão ser submetidos a testes de covid-19.

Resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal, a formação “Surf Salva” destina-se a ensinar a surfistas técnicas de salvamento e suporte básico de vida a banhistas, e tem como objetivo reduzir o número de afogamentos, ao ensinar a estes surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas assegurando em conjunto praias mais seguras.

Tendo em conta que o verão é um período em que existe uma maior participação no surf e maior afinidade com o tema, as ações de sensibilização e formação têm como público-alvo os alunos de escolas de surf, bem como praticantes de surf e bodyboard.

As formações terão uma vertente teórica e outra prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.

As inscrições poderão ser feitas no local, na tenda Surf Salva que estará nas seguintes praias algarvias durante o mês de agosto:

  • dia 1: praia do Amado/Aljezur;
  • dia 2: Alvor/Portimão;
  • dia 3 agosto: Meia Praia/Lagos;
  • dia 5: praia da Rocha-Marina/Portimão;
  • dia 6: Pescadores/Albufeira;
  • dia 7: Vilamoura/Loulé;
  • dia 8: Ilha de Faro/Faro.

O projeto “Surf Salva”, composto por duas fases, surge numa altura que se prevê uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo, uma vez que os temporais de inverno provocaram grandes alterações no mar.

A primeira fase de formação decorreu em março deste ano num curso ministrado pelo Dr. David Szpilman, referência mundial no salvamento aquático e Diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento aquático (SOBRASA), à equipa de examinadores do ISN e responsáveis de escolas de surf de norte a sul do País, num total de cerca de 60 participantes que posteriormente integraram o projeto. Esta formação incluiu a participação do Instituto Hidrográfico sobre o tema de análise das condições adequadas à prática de surf, e uma palestra da esquadra

A realização dos testes vai ter lugar amanhã (sábado) e será feita por técnicos do ABC – Algarve Biomedical Center, tal como aconteceu com o pessoal docente e não-docente das escolas de Lagos.

O objetivo desta ação, iniciativa da Câmara Municipal de Lagos, é prevenir eventuais focos de contágio e garantir que quem tem a importante missão de salvar vidas nas praias reúne todas as condições para prestar essa função aos banhistas nesta época balnear, vivida em contexto de pandemia.

Categories: Lagos