Lagos

LAGOS | Bandeira Azul hasteada nas praias do concelho

Foi hasteado ontem, nas praias do concelho de Lagos, aquele que é o maior símbolo de qualidade ambiental em Portugal. A cerimónia, assinalada na Praia de Porto de Mós, representou o hastear da Bandeira Azul também nas praias da Dona Ana, Luz e Meia Praia. Em pleno período de pandemia da COVID-19, a cerimónia focou-se ainda nas medidas de segurança excecionais para esta época balnear, assim como na habitual prestação de serviços de apoio a banhistas e sensibilização ambiental.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias, fluviais e costeiras, que cumpram um conjunto de critérios como: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Considerando o contexto vivido, o tema escolhido para este ano foi “De volta ao mar com atitude de mudar”, com o objetivo de sensibilizar para as restrições, distância de segurança e adoção de medidas de proteção individual, sem nunca esquecer a fragilidade do ambiente que nos rodeia e cuja proteção depende de todos nós.

A cerimónia simbólica do hastear da bandeira nas praias da Dona Ana, Porto de Mós, Luz e Meia Praia contou com a presença dos membros do Executivo da Câmara Municipal de Lagos, Presidentes das Juntas de Freguesia, Capitão do Porto de Lagos/Autoridade Marítima, PSP, GNR, concecionários de apoios de praia, nadadores salvadores e Agência Portuguesa do Ambiente ARH Algarve, entidade que faz a verificação dos critérios de qualidade para atribuição do galardão.

Devido à pandemia da COVID-19 e num esforço constante para garantir a segurança e qualidade das suas praias, o município de Lagos tem adotado um conjunto de medidas de apoio, nomeadamente a contratação de vigilantes de praia e a contribuição do pagamento a nadadores salvadores. Além disso, em todas as suas praias foram implementadas as medidas decretadas pelo Governo para a época balnear para garantir o distanciamento social entre os banhistas, como a limitação da lotação das praias e o aumento das áreas concessionadas para permitir a distância mínima entre as pessoas.

Recorde-se que, para além deste galardão de qualidade nas praias do concelho de Lagos, a Meia Praia foi destacada recentemente pela European Best Destinations, entidade promotora da cultura e turismo europeus como uma das praias mais seguras da Europa em período de pandemia.

Categories: Lagos, Turismo