AGENDA

ALBUFEIRA | Crianças criam “Poster Eco Código”

Os alunos da Escola EB1/JI de Vale Pedras têm um trabalho selecionado para votação no desafio Eco-Código. A votação é pelo Facebook e termina hoje, aqui: https://www.facebook.com/ecoescolas/photos/a.10158226768466675/10158226769471675

Trata-se do resultado do Programa ECO-Escolas, promovido pelo Associação Bandeira Azul da Europa, ao qual aderiram seis escolas. O Município teve os seus técnicos de Educação Ambiental nas escolas, suportou o valor das inscrições no Programa e em breve vai hastear em cada uma delas, a “Bandeira Verde Eco Escola”.

Seis escolas de Albufeira responderam afirmativamente ao desafio da Associação Bandeira Azul da Europa para fazerem parte do Programa ECO-Escolas. O Município de Albufeira suportou a sua inscrição, no valor de 70 euros por cada escola e estas tiveram formação, passando a ostentar a “Bandeira Verde Eco Escola”.

No âmbito deste programa, as crianças da Escola EB1/JI de Vale Pedras têm um trabalho selecionado para votação no desafio Eco-Código. Estes alunos podem ganhar diversos prémios, desde que fiquem classificadas nos três primeiros lugares. Ao “pódium” sobe quem tiver mais “gostos” no Facebook até amanhã. Para votar no Póster Eco Código das crianças de Albufeira, basta aceder a:

Para além da Escola hastear a Bandeira Verde ECO-Escolas, os prémios constam de equipamentos informáticos e materiais pedagógicos e uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa, Vertigem Azul, Zoomarine, Oceanário de Lisboa e Sealife Porto ou Parque Biológico de Gaia.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Este programa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Albufeira, no ano letivo 2019/2020, teve seis escolas inscritas neste programa: Escola EB 2,3 D. Martim Fernandes, Escola EB/JI de Correeira, Escola EB/JI Nº1 de Albufeira, Escola EB1 2 3 de Guia, Escola EB1 de Albufeira Nº2 – Caliços e Escola EB1/JI de Vale Pedras. Nesta vertente do Eco Cartaz apenas a Escola EB1/JI de Vale Pedras participa no concurso. Estas escolas abordaram, no seu plano de ação, os temas base Eco-Escolas (Água, Resíduos, Energia) e os temas do ano. No ano letivo 2019/2020 os temas foram: “Cidades Sustentáveis e Espaços Exteriores”.

Este Programa exigiu a parceria do Município de Albufeira no apoio à escola na implementação do plano de ação e na participação reuniões do Conselho Eco-Escolas, para além de ter assumido o pagamento da inscrição, no valor de 70,00€ por escola, referente à atribuição da  “Bandeira Verde Eco-Escolas”.

A realização de um Eco-Código foi um dos desafios lançado às escolas inscritas e visa promover a educação ambiental para a sustentabilidade, a participação e a criatividade das comunidades educativas envolvidas no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.

O Município de Albufeira lançou nas suas redes o desafio para que todos “cliquem” um “gosto” no trabalho das crianças da Escola EB1/JI de Vale Pedras, até hoje, 15 de julho.

Categories: AGENDA, Albufeira