AGENDA

TAVIRA | FICLO exibe Longa Noite com presença do realizador Eloy Enciso

Esta segunda, dia 27 de julho, o Festival de Cinema e Literatura de Olhão realiza uma sessão especial de mostra de Longa Noite, o filme vencedor da edição deste ano. A ter lugar nos Claustros do Convento do Carmo em Tavira pelas 21h30, a exibição do filme contará com a presença do realizador, Eloy Enciso para apresentar a sessão e responder às questões do público. Os bilhetes custam 5,5€ para o público em geral e 3€ para os sócios do Cineclube e estudantes.

Eloy Enciso

Situado no pós-guerra civil espanhola, Longa Noite acompanha a história de Anxo, quando este regressa à sua vila no interior da Galiza. Uma vez ali, cruza-se com outros personagens, vencedores e vencidos de uma Espanha dividida: uma viúva que não se quer lembrar, um comerciante que emigra, um prisioneiro republicano que descreve o seu calvário. A entrega de uma carta obriga Anxo, enquanto este cruza a fronteira, a entrar na Longa Noite Franquista. Os fantasmas que todos pensavam estar esquecidos invadem o presente. Um retrato do impacto íntimo de uma guerra atravessada pela sua memória literária: Max Aub, Luis Seoane, Alfonso Sastre, Ramón de Valenzuela e Rodolfo Fogwill.

O Júri da competição do festival, justificou assim a escolha para o prémio:
“A profunda honestidade estética – e um assumido posicionamento ético – acerca da obscuridade do regime franquista; o facto de a fragilidade absoluta das personagens, das próprias imagens, se transformar, nele, em grito contra intemporais formas de domínio e injustiça sobre cada ser humano: foram, acima de tudo, estes os motivos que nos levaram a premiar o filme de Eloy Enciso”.

Categories: AGENDA, Tavira