AGENDA

Piaget debate benefícios e integração da acupunctura nos serviços de saúde | Conferência online reúne oradores de várias especialidades médicas esta terça-feira

O ciclo de conferências online 60 minutos de formação em saúde integral, promovido pelo Instituto Piaget, encerra esta terça-feira, dia 28 de julho, com um debate sobre o tema “Acupunctura – Integração e Complementaridade”

Este ciclo de conferências tem incluído diferentes especialidades médicas com o objetivo de proporcionar uma perspetiva de diferentes patologias segundo a medicina convencional e na ótica da medicina tradicional chinesa. Desta forma, será também possível entender melhor como ambas as medicinas se complementam e podem ser integradas nos diferentes serviços de saúde.

No debate desta terça-feira falar-se-á da importância de uma boa integração e da complementaridade da acupunctura nas áreas da saúde. Serão convidados oradores de diferentes áreas da saúde onde esta técnica terapêutica mostrou ser uma mais-valia. Estes oradores, profissionais de saúde convencionais, darão o seu testemunho da experiência obtida ao integrar e complementar os seus serviços com a acupunctura.

O painel de oradores é formado por Ana Mafalda Reis, doutorada em Ciências Médicas, diretora do serviço de Neurorradiologia no Hospital Pedro Hispano e investigadora na FCT e no CEIS XX; Marisa Machado, doutorada em Farmácia, diretora do Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Sara Moreira, doutoranda em Ciências Biomédicas, docente da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Viana do Castelo e diretora-geral do Instituto MB; Ana Gonçalves, médica dentista, diretora clínica na Clínica Médica de S. Mamede do Coronado e docente de Neurofisiologia no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia; e Sónia Chan, especialista em Medicina Interna no Hospital de Santo António e no Hospital Privado da Boa Nova, e mestre em Medicina Tradicional Chinesa.

A moderação estará a cargo de Maria João Santos, doutoranda em Ciências Biomédicas, coordenadora da licenciatura de Acupunctura do Instituto Piaget de V. N. Gaia, exercendo a sua prática clínica no Instituto de Neurociências Prof. Dr. Manuel Laranjeira e na consulta de Acupunctura do Hospital Privado de Alfena.

A conferência que se realizada a partir das 18 horas é organizada pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia que integra já na sua oferta formativa uma licenciatura em Acupunctura. O evento tem acesso gratuito mediante inscrição através do site do Instituto Piaget.

Nas três anteriores sessões do ciclo 60 minutos de formação em saúde integral foram sucessivamente tratadas algumas das patologias cada vez mais comuns na nossa sociedade, designadamente a hipertensão, a ansiedade e a infertilidade.

Categories: AGENDA, Nacional, Saúde