Algarve

Via Verde Estacionar | Estacionar na praia, sem moedas nem talões

  • Uma só app, em 25 municípios, 12 dos quais com praias
  • Estacionamento em segurança com a app que dispensa moedas e talões
  • Cliente evita contacto com as máquinas de pagamento ao usar esta app

Presente em 25 municípios, 12 dos quais costeiros, o serviço Via Verde Estacionar torna mais fácil, rápido e seguro o estacionamento nas mais de 120 praias, de norte a sul do país, disponíveis no total dos municípios abrangidos por esta aplicação, ao dispensar o uso de moedas e talões.

Ao instalar e utilizar o Via Verde Estacionar, o cliente acaba por ver o processo de estacionamento de rua facilitado, permitindo também que seja evitado o contacto com as máquinas de pagamento, numa altura em que existem ainda muitas restrições devido ao atual contexto da pandemia COVID-19, e em que é fortemente recomendado evitarem-se pagamentos em numerário.

Para além de estar presente nas praias, o Via Verde Estacionar está também disponível nos municípios mais turísticos, para quem pretende fugir da confusão, como Braga, Porto, Lisboa, Sintra, Cascais, entre tantos outros.

Desde a sua entrada em operação, em outubro de 2016, o serviço Via Verde Estacionar já conta com mais de 130 mil lugares de estacionamento de rua abrangidos pela aplicação e já ultrapassou os 700 mil downloads.

  • Região Norte: Amarante, Braga, Bragança, Espinho, Maia, Penafiel, Porto, Vila Real e Vila Nova de Gaia (15.460 lugares)
  • Região Centro: Almada, Amadora, Aveiro, Cascais, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Loures, Oeiras, Sintra e Torres Vedras (108.639 lugares)
  • Região Sul: Lagos, Loulé, Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António, incluindo Monte Gordo (6.267 lugares)

A expansão do serviço de estacionamento de rua é uma forte aposta da Via Verde e enquadra-se numa estratégia mais alargada de cooperação com os diferentes operadores de mobilidade e de estacionamento dos municípios.

O Via Verde Estacionar é uma app para smartphone, de pós-pagamento, que não exige o uso do identificador Via Verde e que permite pagar apenas o tempo efetivamente utilizado para estacionamento. Tem como principais vantagens ser um serviço de pagamento de estacionamento de rua que oferece total segurança, e que é universal.

Através da app, que é gratuita, o cliente poderá ainda antecipar ou prolongar o tempo de estacionamento, sem ter de se deslocar junto do parquímetro, e até localizar o veículo apenas com o seu smartphone. A aplicação permite estacionar múltiplas matrículas e consultar o histórico de utilizações.