Ocorrências

LOULÉ | Apreensão de mais de meia tonelada de alfarroba furtada

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Loulé, apreendeu ontem, dia 28 de agosto, 520 quilos de alfarroba e constituiu arguidos dois homens, de 26 e 40 anos, por de furto de produtos agrícolas, em Loulé.

No decorrer de uma denúncia de que um grupo de indivíduos estaria a ocupar ilegalmente um terreno e a furtar alfarroba, os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde detetaram diversos sacos de alfarroba já apanhada. Os suspeitos afirmaram ter autorização do proprietário do terreno que estavam a ocupar, bem como autorização para apanhar alfarroba em diversos terrenos. Após diligências policiais, foi possível apurar que tal não se confirmava.

Foram ainda elaborados quatro autos de contraordenação, dois por falta de dispositivo de identificação eletrónica de cavalos e dois autos de contraordenação por acampamento ocasional fora dos locais autorizados.

Os suspeitos foram identificados e constituídos arguidos e as alfarrobas, avaliadas em 408 euros, foram apreendidas e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé.

A GNR, no âmbito da operação “Campo Seguro 2020”, encontra-se desde o dia 1 de junho a levar a cabo ações de sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto das propriedades agrícolas. Uma vez que nesta altura do ano, o foco na região do Algarve se direciona para a alfarroba pelo valor comercial que representa e pela facilidade quer na apanha quer na venda, a Guarda incrementou o policiamento com o intuito de dissuadir e reprimir a prática do furto de alfarrobas.

Categories: Ocorrências