Algarve

Novo centro coreográfico abre em Faro

CAMADA – Centro Coreográfico, é o mais recente centro artístico de Portugal. Com sede em Faro, a estrutura dedica-se à pesquisa, criação, produção e formação em dança. Sob direção artística de Carolina Cantinho e direção pedagógica de Margot de Andrade, CAMADA apresenta-se à comunidade dia 7 de setembro, dia da Cidade de Faro, para um Open Day. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias devido ao número limitado de vagas, disponíveis em formulário online nas páginas de Instagram e Facebook da CAMADA – Centro Coreográfico.

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da dança e do futuro de profissionais da área, nasce esta associação sem fins lucrativos na região algarvia.

“A CAMADA – Centro Coreográfico, é um espaço no qual acreditamos que todos podem desenvolver o seu máximo potencial enquanto pessoas e artistas”, diz a diretora artística, Carolina Cantinho.

O novo Centro Coreográfico situa-se no Alto de Rodes, em Faro, e tem 2 salas de ensino, numa área superior a 200 m2.

O corpo docente conta com profissionais com experiência nacional e internacional em Dança Clássica, Dança Contemporânea e Hip Hop, e tem o complemento das disciplinas de Condicionamento Físico, Pilates Clínico, Yoga, e o apoio de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Da sua programação anual, destacam-se os projetos:

 CAMADA FORMAÇÃO – proporcionar a jovens bailarinos o seu desenvolvimento e transformação em artistas qualificados e conscientes.

 CAMADA CRIAÇÃO – programa anual em que um coreógrafo de renome e um artista associado CAMADA trabalham projetos de criação, com bailarinos profissionais e alunos da Formação Pré-profissional, integrando um espetáculo a apresentar em 2021.

 CAMADA ACOLHIMENTO – programa de acolhimento de um coreógrafo emergente e apoio à produção e divulgação do seu projeto de criação.

Margot de Andrade, diretora pedagógica, revela que “a missão da CAMADA é proporcionar à comunidade em geral um maior acesso a atividades artísticas, culturais e de formação, com o compromisso de contemplar um público variado. As atividades são dirigidas a iniciantes, estudantes de dança e das artes performativas, pesquisadores, profissionais da dança e interessados em geral.”

Existem 4 tipos de formação:

 PONTUAL – dirigida à comunidade em geral para criação de novos públicos mais conscientes, através do contato com artistas de diversas áreas performativas, culturais e artísticas e seus processos criativos.

 REGULAR – para crianças, jovens e adultos que visam um conhecimento sólido nas disciplinas de dança, através de uma formação contínua de qualidade em Dança Clássica, Dança Contemporânea e Hip Hop, em combinação com outras disciplinas complementares.

 PRÉ-PROFISSIONAL – para jovens com especial aptidão para a dança e que revelem interesse em preparar-se para uma carreira na dança, através de um treino diário e de um acompanhamento mais próximo do aluno, das suas aptidões, da sua visão, de forma a ajudá-lo a descobrir o seu percurso individual em que, a cada semestre, é elaborado um

plano individual de trabalho e são estabelecidas metas a alcançar (em articulação com o aluno e sua família).

 PROFISSIONAL – dirigida a profissionais das artes performativas, de forma a complementar o seu treino regular, através de aulas semanais com professores convidados.

Refere ainda, Carolina Cantinho, que “valores como a dedicação, responsabilidade, autodisciplina, reflexão independente e respeito mútuo estão no centro de todas as nossas atividades, a par de uma mente aberta, abordagem positiva, criatividade, sentido de humor, consciência e determinação. Estas são as qualidades que consideramos essenciais para uma saudável aprendizagem na área da dança”.

Categories: Algarve, Faro