Algarve

Algarve representado por 3 velejadoras | Lusíadas Saúde Sailing apura tripulação para disputar a Champions League da Vela feminina

Nos dias 12 e 13 de Setembro, realiza-se a Women On Water Portugal – Hospital Lusíadas Porto, que é um campeonato que, juntamente com a tradicional Regata do Infante e a Liga Vela Portugal, integram ao longo de 2 fins-de-semana a Lusíadas Saúde Porto Sailing.



Esta é a maior regata feminina que se realiza em Portugal, com 12 tripulações na água, num total de cerca de 50 velejadoras. Esta é a prova de apuramento da equipa portuguesa que vai para disputar a final internacional, que nesta edição de 2020 será em Cascais, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. É de salientar que no mundo da vela este é o modelo de competição em formato de Champions League europeia, com as velejadoras a representarem os seus clubes.

Na WoW do próximo fim-de-semana, vão marcar presença a velejadora olímpica Mariana Lobato, assim como as nossas esperanças olímpicas, Mafalda Pires de Lima e Carolina João, que estão neste momento a lutar pelo apuramento para Tóquio 2021, além de outras campeãs nacionais em diferentes embarcações de vela.

Entre as tripulações em prova, estão três velejadoras algarvias – Beatriz Gago, Marta Fortunato, Ingrid Fortunato – representando o CIMAV de Vilamoura e o Clube de Vela de Lagos. Na edição do ano passado esta tripulação revelou-se muito competitiva, tendo terminado algumas das regatas nos lugares cimeiros, terminando na sexta posição.

O campeonato vai ser disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e da Foz, tendo como base a Douro Marina, proporcionando uma animada competição e magnifico enquadramento paisagístico a esta zona do rio. As regatas têm início no sábado às 11horas e, no domingo, às 10h30, decorrendo as provas ao longo destes dias.

O modelo de campeonato é de 8 barcos na água, com tripulações a trocar, ao longo das diversas regatas. Os percursos são curtos, com regatas de cerca 30 minutos, o que privilegia a qualidade das velejadoras e a manobra do barco.

A organização desta regata é da Academia de Vela BBDouro em parceria com a Lusíadas Saúde, que vai disponibilizar uma equipa de profissionais para atuar em situações de urgência com atletas e público em geral, garantindo ainda, um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas. Desta forma, a prova segue todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e terá o controlo de procedimentos COVID19 assegurado por uma equipa médica. 

Paralelamente ao apoio médico que será prestado por profissionais das suas várias Unidades do Porto e Gaia, vão ser ainda realizadas ações de rastreio junto de todas as pessoas que se desloquem ao posto Lusíadas Saúde durante as provas.

“Alinhados com a missão da Lusíadas Saúde – Ajudar as pessoas a viverem a vidas mais saudáveis e contribuir ativamente para que o sistema de saúde funcione melhor -, a Lusíadas Saúde tem vindo a associar-se a diversas provas de diferentes modalidades desportivas. Para além de contribuirmos para estilos de vida saudáveis, nestas competições de vela iremos disponibilizar equipas dedicadas e experientes para assegurar o bem-estar de todos os participantes e contribuir para o sucesso destas provas, sobretudo no atual contexto”, sublinha Nuno España, diretor de Marketing e Comunicação da Lusíadas Saúde.

Categories: Algarve, Desporto