AGENDA

VRSA | Grand House acolhe primeiro evento do ‘The Art of Tasting Portugal’ no Algarve, em parceria com a Portugal Manual

  • A 18 de setembro, o Grand Beach Club é o anfitrião do primeiro evento The Art of Tasting Portugal onde a conversa sobre a moderna arte manual portuguesa será o destaque.
  • À noite, no Grand Salon, a flor de sal de castro Marim será o produto em destaque durante o jantar, que terá repetição na noite seguinte.

No próximo dia 18 de Setembro, o Grand House, em Vila Real de Santo António vai ser palco da primeira iniciativa do projecto “The Art of Tasting Portugal” no Algarve. O Grand Beach Club, onde o azul da piscina infinita se funde com o azul do Guadiana, será o cenário, entre as 17h e as 19h, de uma conversa moderada pela jornalista do Expresso Catarina Nunes sobre a importância de Portugal se posicionar como produto de qualidade. Diferenciação gastronómica, qualidade dos serviços e modernidade do artesanato e das experiências que se podem fazer cruzando essas vertentes serão alguns dos temas abordados nesta “talk”, que irá apresentar ainda a parceria entre a plataforma “The Art of Tasting Portugal” e a rede “Portugal Manual”, que reúne artistas e artesãos portugueses da nova geração.

“Setembro marca uma nova fase na plataforma The Art of Tasting Portugal. Iniciamos a comercialização das experiências que abrangem o território nacional e permitem momentos inéditos e memoráveis com os principais protagonistas da gastronomia portuguesa. A parceria com a rede Portugal Manual vem enriquecer a vertente artística das propostas concretas que apresentamos aos nossos clientes, mesmo que em formato customizado, e permite descobrir o nosso país numa vertente moderna, artística e singular. O nosso desafio é abranger o território nacional e democratizar a presença de todos os que trabalham para esta perspetiva de qualidade nacional, pelo que o início destas conversas não poderia ter sido num local melhor que no projeto hoteleiro Grand House, que coloca Vila Real de Santo António no mapa precisamente por estes valores” afirma Patrícia Dias, directora da plataforma The Art of Tasting Portugal.

Presentes estarão quatro marcas convidadas do Algarve que integram essa mesma rede e falarão da sua experiência. A Loulé Design LabMaria PratasMadalena Telo e Vanessa Barragão irão aproveitar o palco para partilharem o que consideram que pode (e deve) ser feito em Portugal para promover o melhor do nosso país e contribuir para a sua diferenciação. A directora-geral do Grand House, Marita Barth, contribuirá igualmente para este painel, com a perspectiva de como a hotelaria pode beneficiar ao potenciar a gastronomia e o artesanato moderno. Este evento é limitado a convidados mas pode ser acompanhado em directo nas redes sociais do Grand House e The Art of Tasting Portugal.

“Para quem, como é o meu caso, trabalha em hotelaria de luxo há muito tempo, não tenho dúvidas de que Portugal e, em concreto esta região do Algarve onde o Grand House se encontra, a nossa gastronomia e esta vertente cultural agregada é um produto de qualidade imbatível a nível mundial”, explica Marita Barth, directora-geral do Grand House.

O programa prossegue às 20h, com um jantar no Grand Salon em torno do ingrediente da flor de sal de Castro Marim, mostra da faceta gastronómica da plataforma “The Art of Tasting Portugal”, que semanalmente destaca um produto regional de qualidade e um chef que o trabalha na sua plenitude. Elaborada pelo chef Fábio Domingues, esta ementa será uma demonstração de como um dos grandes prazeres da vida se encontra em torno da mesa, dos sabores, e dos melhores produtos locais. O valor do jantar com este tema, que estará disponível para o jantar de dia 18 e dia 19 de setembro, é de 78€ /pessoa sem harmonização vínica ou de 130€ com harmonização vínica, sendo as reservas realizadas directamente para o  info@grandhousealgarve.com.

Sobre o The Art of Tasting Portugal

The Art of Tasting Portugal é uma plataforma digital de promoção da gastronomia portuguesa desenvolvida pela Chefs Agency, que faz o mapeamento sazonal de produtos com a curadoria dos melhores profissionais em cada região para os apresentar. A plataforma inicia em Setembro a comercialização de experiências gastronómicas que permitem ao público, nacional e internacional, contactar e viver momentos memoráveis enquanto assumimos a missão de valorização dos produtos portugueses. O projecto tem o patrocínio institucional da Viniportugal, com a curadoria de vinhos do principal crítico da área, João Paulo Martins, assim como o patrocínio das marcas Delta, Miele, Cerveja Bohemia.  A parceria estabelecida com a plataforma Portugal Manual ( https://www.instagram.com/portugal_manual/), irá activar a vertente artística do conceito, e enriquecer as experiências que estarão disponíveis através do site https://www.theartoftastingportugal.com/pt/.

https://www.instagram.com/theartoftastingportugal/ https://www.facebook.com/theartoftastingportugal/

Sobre o sous-chef, Fábio Domingues

Depois de tirar o curso de Produção e Gestão Alimentar (Nível V) na escola de Hotelaria de Lausanne, na Suíça, Fábio Domingues estagiou nos restaurantes Vila Joya (2* Michelin), em 2010, no Lasarte (3* Michelin) de Martin Berasategui, no El Celler de Can Rosa (3* Michelin), que lhe deram o domínio das bases. Iniciou a carreira de chef no Vila Vita Parc, no Algarve, mas o apelo do estrangeiro falou mais alto, levando-o a um longo périplo europeu: primeiro no Chateau de Bourglinster (1* Michelin), no Luxemburgo, depois no Miramar (2* Michelin), em Espanha, depois ainda o Piazza Duomo (3 * Michelin), em Itália. Em 2017, regressa a Espanha, onde assume o cargo de sous-chef do Es Fum (1* Michelin), o restaurante do hotel St Regis Mardavall. Em 2019, muda-se para Inglaterra, onde é ‘sous-chef’ do Social Eating House (1* Michelin), em Londres. Com todas estas estrelas no bolso, chegou ao Grand House em agosto de 2019.

Categories: AGENDA, VRSA