AGENDA

Salvar o clima no Algarve | O planeta faz tique-taque, nós respondemos com tik-tok

No próximo dia 25 de Setembro lançamos o desafio “Influencers para #salvar o clima”. O planeta faz tique-taque, nós respondemos com tik-tok.

Ativistas de todo o mundo estarão unidos no primeiro dia de ação global de 2020 e precisamos que faças parte dele.  Apelamos a estudantes, organizações não governamentais, coletivos, associações, sindicatos e todos os cidadãos que participem neste desafio para salvar o clima.

No Algarve temos condições geográficas e sociais que não nos permitem organizar uma mobilização que consiga chegar a todos e, ao mesmo tempo, tenha as condições de segurança necessárias para a pandemia que vivemos, pelo que decidimos experimentar um novo molde. Neste dia 25 de Setembro lançamos um desafio à sociedade civil “Influencers para #SalvaroClima” e apelamos a que todos saiam à rua com o seu pequeno grupo habitual e façam uma ação na sua comunidade.   

Há várias coisas que podemos fazer para parar o Algarve, chocar e pôr as pessoas a pensar na crise climática que enfrentamos – e reivindicar pela implementação de medidas que promovam uma transição energética justa que não deixa ninguém para trás. Desde leitura do manifesto, die-in, círculos do silêncio, corrente, canções, dança, estátuas vivas, cartazes, colagens, etc. A ideia é: não deixar passar este dia de mobilização climática global, fazer algo seguro com impacto nas ruas, publicar nas redes sociais com o hashtag #FightClimateInJustice e identificar a @greveclimaticaalgarve (Instagram) e o @algarve #fazpeloclima (Facebook), para juntxs inundarmos a Internet com o tema.   

Porque nos manifestamos?

Vivemos uma pandemia, mas a crise climática continua a ser tão gritante como era antes. Agora, é mais importante que nunca continuar a crescer a onda de mobilização por Justiça Climática, para que as nossas reivindicações não caiam em esquecimento:

– Por uma transição energética justa;
– Por uma requalificação justa das pessoas trabalhadores dos setores poluentes;
– Pelo fim das concessões para explorar combustíveis fósseis em Portugal;
– Pelo investimento e a eletrificação da ferrovia;
– Pela criação de um setor público que lidere o processo de produção de energia renovável;
– Pelo cancelamento de quaisquer grandes projetos que acarretem um aumento de emissões de gases com efeito de estufa;
– Pelo acesso à habitação de qualidade a toda a população.

Dia 25 de Setembro, voltaremos às ruas e gritaremos em uníssono: Justiça Climática Já!

Consultar o manifesto em: https://salvaroclima.pt/

Mais informação:
instagram.com/greveclimaticaalgarve/
facebook.com/FridaysForFutureAlgarve

Categories: AGENDA, Algarve