
O espectáculo Algo de Macbeth, uma coprodução do Teatro das Figuras/TMF, Cineteatro Louletano e JAT – Janela Aberta Teatro que conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, e que será apresentado no dia 4 de Outubro às 17h no Cine-Teatro Louletano.
ALGO DE MACBETH
- Coprodução: Teatro das Figuras/TMF, Cine-Teatro Louletano e JAT – Janela Aberta Teatro
- Data: 4 de Outubro
- Hora: 17h
- Local: Cineteatro Louletano
- Duração: 80 minutos
- Classificação etária: M/12
- Preço único: 5 € (sem descontos aplicáveis)
- Bilhetes BOL
- Lotação limitada e uso obrigatório de máscara, de acordo com as regras de higiene e segurança da DGS.
Sinopse
Sr. Delgado, um corrupto e perturbado político, encontrando-se sozinho no seu próprio mundo, encomenda uma boneca hiper-realista, Divina Palomeque, para colmatar a solidão. Aparentemente inanimada, esta boneca será a sua companhia inseparável e máxima influência. Juntos levarão a cabo um absurdo plano para alcançar o poder, rodeados por um ambiente misterioso, onde três estranhas criaturas fazem previsões sobre o futuro.
Uma tragicomédia grotesca sobre o amor, a loucura e a ambição.
A peça ‘Algo de Macbeth’ é um espectáculo inspirado na peça ‘A Tragédia de Macbeth’ de William Shakespeare. Uma versão contemporânea interpretada por dois atores que dão vida a excêntricos personagens, grotescos e bufonescos, através de uma forte linguagem física, num cenário minimalista.
Corpos altamente plásticos e poéticos criam o espaço performativo que estimulará o público a entrar no mundo imaginário destes personagens, Sr. Delgado e Divina Palomeque, caricaturas modernas da sociedade em que vivemos, vítimas da sua própria ganância. Uma visão sobre o lado obscuro da política atual e do poder, uma história frenética e romântica, onde o ser humano é capaz de ir até às últimas consequências, motivado pelo medo e a ambição.
O JAT – Janela Aberta Teatro, estimulado por uma visão atenta e crítica dos mecanismos sociais e impulsos humanos que agitam o Tempo Presente, sem esquecer o Passado e com o olhar aberto ao Futuro, toma Macbeth como referência para contar uma história universal: o Poder e o Homem, uma história eterna, de todos os tempos.
Uma proposta diferente daquelas que estamos habituados a ver, uma vez que está interpretada através de uma forte linguagem física, sem perder a poesia das palavras, nem o mistério que tanto caracteriza Shakespeare. Este espectáculo tem como um dos seus objetivos, aproximar os clássicos ao público em geral, eliminando barreiras, estimulando a sua imaginação e o seu interesse pela leitura.
Trailer: https://youtu.be/VXHr6ryRoFU
Equipa artística e técnica
- Criação, encenação e interpretação: Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo
- Texto: Diana Bernedo, Miguel Martins Pessoa e Jaime Aragão da Rocha
- Vozes off: Moçoilas (Margarida Guerreiro, Teresa Silva e Inês Rosa)
- Cenografia e máscara: Tó Quintas
- Figurinos: Zéza Lemos e Colectivo JAT
- Iluminação: Jorge Pereira
- Técnico de som: Nuno Murta
- Gravação vozes: Luís Trincheiras
- Fotografias: Jorge Santos, Daniel Pina e Teatro das Figuras
- Design gráfico: Ricardo Emanuel Silva
- Distribuição: Laura Spacchetti
- Coprodução: Teatro das Figuras/TMF, Cineteatro Louletano e Colectivo JAT
Janela Aberta Teatro
Apoios: Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé, Direção Regional de Cultura do Algarve, Sonomedia, TeatroLAB, Associação ArQuente, Gimnásio Clube de Faro, Rádio RUA e Associação Recreativa e Cultural de Músicos
Colectivo JAT – Janela Aberta Teatro
O Colectivo JAT – Janela Aberta Teatro é uma estrutura artística profissional nascida em 2017, dedicada à criação de espetáculos, à formação e pesquisa teatral e ao desenvolvimento de projetos de teatro na comunidade, como arte de transformação social.
Sediado em Faro e dirigido por Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, especialistas em Teatro Físico, caracteriza-se por apresentar espetáculos com uma forte componente física e poética, que marcam uma estética e uma identidade próprias. Entre a suas criações destacam-se Asas de papel, A Corda!, Filhos da evolução, As Bodas de Prata do Conde Baldinski, Cinema Miami e Algo de Macbeth.
Desenvolve um forte projeto de Formação Teatral desde 2017 no Algarve, formando novos atores e novos públicos. Colabora com companhias e estruturas artísticas em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Argentina, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Austrália e Indonésia; desenvolve projetos de teatro comunitário em Quarteira e em Faro: O Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa, com a parceria da Junta de Freguesia de Quarteira e apoio da Câmara Municipal de Loulé; e o Teatro de Vizinhos, em parceria com o Teatro das Figuras e a Câmara Municipal de Faro, que têm como objectivo oferecer um espaço de criação e expressão à comunidade.
No próximo Outubro começa a 4ª Edição das Oficinas Regulares de Teatro 2020/21 do JAT, que oferece formação em Método Suzuki e Viewpoints, Teatro Físico e Formação de Actores, destinadas a artistas cénicos que queiram fortalecer e potenciar o seu trabalho artístico, e a pessoas sem experiencia que queiram desenvolver as suas capacidades expressivas, interpretativas e criativas.
O Colectivo JAT está a organizar o 1º Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve que terá a sua primeira edição em Maio de 2021.


