Loulé

LOULÉ | Nota de pesar da autarquia pelo falecimento de Maria Aliete das Dores Galhoz

Aliete Galhoz

A Câmara Municipal de Loulé vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento da Professora Doutora Maria Aliete das Dores Galhoz, ilustre cidadã louletana, natural de Boliqueime, onde nasceu em 1929.

Maria Aliete Farinho das Dores Galhoz estudou no Liceu de Faro e licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Editora literária, poeta, ensaísta e professora, dedicou-se à pesquisa de Literatura Popular Portuguesa, tema sobre o qual publicou inúmeros estudos e fez várias conferências.

De destacar, o seu contributo para a valorização do património oral do concelho de Loulé, tendo publicado, entre outras obras, a “Memória Tradicional de Vale Judeu” (1996), “Memória Tradicional de Vale Judeu II” (1998) e “Romanceiro do Algarve” (2005). Colaborou igualmente na edição de “Povo, Povo, Eu te pertenço” de Filipa Faísca em 2000, bem como num conjunto de volumes subordinados ao tema “Património Oral do Concelho de Loulé” em parceria com Idália Farinho Custódio e Isabel Cardigos.

Recebeu, desta Autarquia, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, em 1994. Foi ainda condecorada com o título Doutora Honoris Causa pela Universidade do Algarve (1966) e com o grau honorífico de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1999).

Desta forma, a Câmara Municipal de Loulé pretende registar o seu percurso de vida e exemplo académico e de cidadania, através de uma breve referência à obra cultural que nos deixou. À sua Família e aos seus Amigos, a Autarquia endereça as mais sinceras e sentidas condolências!

Categories: Loulé