Albufeira

ALBUFEIRA | Começaram as obras do “Jardim dos Sentidos” na Guia

Muita água, muito verde e muita música: tudo isto para tornar mais saudável e agradável uma ida ao “Jardim dos Sentidos”. Trata-se de uma nova área de lazer que vai nascer na freguesia da Guia, no valor de cerca de 266 mil euros e que é destinado a pessoas de todas as idades. Resulta do Orçamento Participativo de 2019 e promete ser um “cartão-de-visita” da freguesia. Uma coisa é certa: maravilhamento para todos os sentidos, não vai faltar.

O Parque Infantil dedicado à temática dos instrumentos musicais na freguesia da Guia, vai ser uma realidade. Terá o nome de “Jardim dos Sentidos” e as obras arrancaram na semana passada, num valor de cerca de 266 mil euros, prevendo-se que estejam concluídas no primeiro trimestre de 2021.

Refira-se que este novo parque é o resultado do Orçamento Participativo de Albufeira, tendo sido o vencedor da edição de 2019. Tratou-se da 5ª edição do OP, cujo tema central foi a “Arte no Espaço Público”. O objetivo era o de compatibilizar diversas expressões artísticas com os diferentes usos dos edifícios, equipamentos e espaços municipais, com vista a transformá-los em zonas mais atrativas.

Sendo um parque voltado para os sentidos, a água tem uma componente de relevo, pelo que o “Jardim dos Sentidos”, numa área de 4570m2, desenvolvido na envolvente a nascente e norte da Escola EB 1, 2, 3 da Guia e terá zonas de recreio com elementos de água associados. Haverá mesa de jogos, espaço geriátrico, parques infantis com equipamentos musicais e sensoriais, com escorregas e com áreas inclusivas, bem como um “trilho aventura”.

Será recuperada a linha de água existente, um canteiro de plantas aromáticas e criadas áreas de estadia informais com mobiliário associado, anfiteatro em relva, percursos de circulação interna. A vegetação será de baixa a média manutenção, adaptada ao clima e um dos destaques entre o espaço verdejante será a chamada “fonte seca”, um conjunto de repuxos dinâmicos inseridos no pavimento, localizada de próximo da principal entrada do parque, numa zona de pavimento alargada e que será chamada de “praça”, no seu conjunto. Haverá também “jogos de água”, um conjunto de equipamentos lúdicos e interativos na zona mais baixa do parque, aproximadamente entre o anfiteatro relvado e a linha de água, que incluem jatos de pavimento com sensor, canhões de água e arcos pulverizantes. Da vegetação, destaque para salgueiros, freixos e choupos, bem como para as oliveiras, jacarandás, plátanos, sobreiros e ainda limoeiros e romãzeiras, entre muitas outras espécies autóctones.

O autarca, José Carlos Rolo, diz-se confiante no “benefício que vai trazer à população e não só da Guia. Não temos assim tantos parques verdes, mas essa é uma aposta de futuro para este Município. A população, cada vez mais, necessita e aprecia as áreas de lazer ao ar livre e disse-o quando foi chamada a votar nos projetos do Orçamento Participativo. Vai ser um excelente cartão de visita da freguesia da Guia e de Albufeira”.

Categories: Albufeira