Lagos

LAGOS | Município renova apoio à Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve

Reconhecendo o mérito do trabalho desenvolvido pela Associação de Guitarra do Algarve na promoção do acesso de crianças e jovens que residem fora dos grandes centros urbanos à formação artística musical, a Câmara Municipal de Lagos decidiu renovar o Acordo de Cooperação existente no âmbito do projeto “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve”.

Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve

O projeto “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve” tem, há mais de dez anos, um polo de formação ativo a funcionar em Barão de São João, proporcionando às crianças e jovens residentes na União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João uma resposta de educação não formal na área da formação artística. No último ano letivo foram 16 os jovens que, por via desta parceria, tiveram oportunidade de integrar as classes de aprendizagem de música, com base na Guitarra Clássica, e de participar nas atividades e concertos realizados em várias localidades algarvias. A pandemia obrigou a alguns ajustamentos no projeto, passando as aulas a ser dadas online por videochamada, mas não impediu a sua atividade.

Considerando o interesse e a evolução muito positiva demonstrada pelos alunos deste polo de formação, assim como a importância do projeto para a coesão social e territorial do concelho de Lagos, a Câmara Municipal decidiu renovar os termos da parceria existente entre o município, a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e a Associação de Guitarra do Algarvee atribuir a esta última um subsídio no valor de 5 150,00€, de modo a dar continuidade, no ano letivo 2020/2021, ao funcionamento do polo no concelho de Lagos, consolidando o trabalho que, sob coordenação de Eudoro Grade, tem vindo a ser realizado junto da população juvenil da referida freguesia.

A União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João é uma das partes ativas desta parceria, cabendo-lhe prestar apoio logístico e de divulgação ao projeto.

Merece referir que o Polo tem uma capacidade de formação para 25 crianças/jovens, com a duração de três horas semanais, pelo que os interessados em participar poderão consultar a informação disponível no website do projeto e formalizar a sua inscrição.

Categories: Lagos