Olhão

Olhão na rota do The Plastic Hike com o apoio do Município

Cerca de 20 alunos do Agrupamento de Escolas Dr,. Alberto Iria participaram na manhã de sexta-feira, 9 de outubro, na praia dos Cavacos, na iniciativa The Plastic Hike, que passou por Olhão com o apoio do Município, integrada no projeto Escola Azul.

Um biólogo alemão está a percorrer a pé os 832 quilómetros da costa portuguesa ao longo de 60 dias, para recolher o lixo que encontra nas praias. O périplo pretende alertar para o problema do plástico, em particular nos oceanos e praias, e apelar à consciencialização ambiental e à adoção de práticas mais sustentáveis por parte de quem se cruzar com a iniciativa. Em cada lugar onde passa, Andreas Noe desafia voluntários a juntarem-se a esta missão, como aconteceu na praia dos Cavacos.

Da Foz do Minho a Vila Real de Santo António, o objetivo desta aventura, que contou com a participação dos jovens olhanenses, é alertar para a importância e urgência da redução da utilização de plásticos cuja percentagem de reciclagem é de apenas pouco mais de 10%.

A ocasião contou com a presença do vereador do Ambiente. António Camacho felicitou Andreas Noe pela iniciativa sublinhando que “será sempre bem-vindo ao concelho de Olhão”. O autarca trocou impressões com o ambientalista acerca das ações regulares de limpeza da costa do concelho, levadas a cabo pelas mais diversas entidades, sempre com o envolvimento e apoio do Município.

O percurso do biólogo por terras portuguesas está a ser registado, e será posteriormente convertido em documentário.

Quanto aos resíduos recolhidos esta manhã pelos alunos da Alberto Iria na praia dos Cavacos, serão colocados à disposição de artistas plásticos, que os converterão em obras de arte.

Categories: Olhão