Algarve

PORTIMÃO | Isilda Gomes lança carta aberta ao tecido económico local sobre o Mundial de Fórmula 1 e o MotoGP

Autarca considera que as duas mais mediáticas provas do desporto motorizado são boas oportunidades de negócio

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, enviou uma carta ao tecido económico local sobre a importância que constitui para o concelho receber, no intervalo de um mês, os dois maiores eventos do desporto motorizado, o Mundial de Fórmula 1 e o MotoGP, que se disputarão no Autódromo Internacional do Algarve.

Na missiva, a autarca salienta que as duas provas “apresentam-se com um desafio aliciante: serão as primeiras, desde a retoma das competições, que receberão público, seguindo um protocolo sanitário muito restrito, devido à pandemia de Covid-19, o que nos enche de orgulho e de responsabilidade”.

Em nome da autarquia, Isilda Gomes assegura que “tudo faremos, no âmbito das nossas competências, para receber as cerca de 80 mil pessoas que, no somatório dos dois eventos, visitarão a nossa cidade”, acreditando que, “apesar das fortes contingências que existirão e das medidas de segurança que faremos questão de implementar no âmbito da prevenção do contágio da covid-19, estes eventos revelarão um conjunto de oportunidades para o nosso tecido económico local”.

Nesse sentido, foi lançado o Portimão Motor Sports, o qual, “mais do que um conjunto de eventos de animação, pretende ser um conceito e uma marca que afirma Portimão como a cidade do Autódromo Internacional do Algarve e como uma terra de braços abertos para receber os grandes fãs dos desportos motorizados, que se embeleza para receber quem chega e faz questão de mostrar a sua identidade: património, cultura, gastronomia”.

Para além das corridas, “há muitas outras emoções a viver em Portimão, de 16 a 25 de outubro e de 13 a 22 de novembro”, através do desenvolvimento de um conjunto de ações de animação e decoração, “convidando os espectadores a conciliar a assistência às competições com uma visita à nossa cidade”, destaca a presidente.

“A nossa ‘pista’ começará no Largo da Mó, estendendo-se pela Alameda, Jardim 1º de Dezembro e zona ribeirinha. Haverá nestes locais experiências diversificadas de animação no âmbito dos desportos motorizados, tais como exposições de automóveis, concertos (já confirmados dois grandes nomes da música portuguesa ou nacional), transmissões em direto, em grandes ecrãs, dos treinos e das competições, animação de rua, o Camião RFM com emissões em direto a partir de Portimão, gaming e simuladores 7D”, revela Isilda Gomes. O objetivo é que este conjunto de atividades “funcione como um chamariz para que quem nos visita consuma no nosso comércio, se delicie com a nossa gastronomia e experiencie as nossas propostas de lazer, para que possa vibrar com as emoções da alta velocidade, mesmo fora de pista”. “Como complemento a este programa, faremos questão de distribuir uma bandeirola de xadrez pelos diversos estabelecimentos de Portimão, para que possamos recriar – na medida do possível e com as precauções devidas – um ambiente festivo tão característico das grandes vitórias destes eventos desportivos globais”, refere a autarca na mensagem dirigida aos empresários do concelho, aos quais pede “empenho e dedicação para, mais uma vez, surpreendermos quem nos visita com a nossa tradicional hospitalidade, profissionalismo e simpatia”.

Categories: Algarve, Desporto, Portimão