AGENDA

LAGOA | Colóquio Comemorativo “Ferragudo 1520-2020: 500 Anos A Viver o Mar” com nova data

Em virtude da situação excecional que se vive em Portugal e no mundo, e de modo a evitar a proliferação de casos registados de contágio de COVID -19 e um retrocesso na contenção da transmissão do vírus e da expansão da doença COVID -19 que as medidas adotadas permitiram, importa considerar, no âmbito da situação de calamidade, a limitação das deslocações de pessoas no período entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2020, emanada da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, de 26 de outubro, que altera a Resolução do Conselho de Ministros n.º 88 -A/2020, de 14 de outubro, por sua vez alterada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 88 -B/2020, de 22 de outubro.

Na sequência desta limitação, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo tomam a decisão de adiar o Colóquio comemorativo do 5º Centenário de criação da povoação de Ferragudo – Ferragudo 1520-2020: 500 anos a Viver o Mar para os dias 21 e 22 de novembro de 2020.

Mais se informa que o local e o programa do Colóquio mantêm-se inalterados.

Nos dias 21 e 22 de novembro realiza-se o Colóquio Comemorativo “Ferragudo 1520-2020: 500 Anos A Viver o Mar” integrado nas comemorações do 5º centenário de criação de Ferragudo.

O Colóquio Comemorativo decorrerá no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo.

Esta atividade pretende discutir o passado e o futuro de Ferragudo, e será composta por um conjunto de palestras, a cargo de investigadores que têm trabalhado sobre a história e o património locais, distribuídas ao longo do dia 31 de outubro (sábado). No mesmo dia e no contexto do colóquio, será lançado um trabalho de investigação histórica, da autoria de David Roque, intitulado “Ferragudo: uma economia local no Algarve setecentista”.

No dia 22 de novembro, para o encerramento do colóquio, terão lugar visitas guiadas ao património de Ferragudo.

O Colóquio é destinado ao público em geral e, em especial, a quem se interessa pela história local de Lagoa e/ou pelo património cultural.

A participação requer inscrição prévia que poderá ser realizada em: https://forms.gle/eXLRWLad5vZ9cYnZ9

O ano de 2020 é marcado pelo quingentésimo aniversário da fundação da povoação de Ferragudo, instituída pela carta de privilégios da Rainha D. Leonor, de 21 de agosto. Uma longevidade assinalável, digna de ser comemorada com a pompa e circunstância inerentes à memória centenária do lugar.

Sob a égide do 500º aniversário, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo juntaram esforços e prepararam um conjunto de iniciativas que, ao longo do ano, irão ter lugar sob o mote Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar.

As atividades realizam-se cumprindo com todas as normas de segurança e higiene, com as devidas delimitações, de acordo com as normas da DGS e planos de contingência criados para o efeito.

De salientar ainda a obrigatoriedade do uso de máscara e seguir as regras de segurança definidas para o cada atividade.

Junte-se a nós e participe nas comemorações dos 500 anos de Ferragudo!

Categories: AGENDA, Lagoa