Desporto

LAGOS | Parceria pretende fomentar a prática do Polybat

Foi assinado em Lagos, na passada segunda-feira, um protocolo de colaboração entre o município, o Clube de Ténis de Mesa de Lagos, o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas (AEJD), a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo desenvolver a prática do Polybat no concelho. O documento fixa as responsabilidades em matéria de apoios logísticos, técnicos e financeiros necessários ao funcionamento do projeto no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e à participação dos atletas nos quadros competitivos respetivos.

Polybat

O Polybat ou Ténis de Mesa Lateral, como também é conhecido, é uma das modalidades de desporto adaptado reconhecida pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e “surgiu como uma alternativa recreativa para aqueles que não possuíam o perfil do Boccia e não conseguiam praticar o Ténis de Mesa convencional”.

Em Lagos, o Desporto Adaptado tem sido uma aposta do município, preocupação que está refletida no “Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo 2016/2021” e inscrita no Programa de Apoio ao Desporto (PAD) que passou a integrar uma medida de apoio financeiro para Projetos Especiais, visando incentivar os clubes a incrementar o desenvolvimento da atividade inclusiva de pessoas portadoras de deficiência.

Segundo o protocolo agora celebrado o Clube de Ténis de Mesa fica responsável por afetar um técnico habilitado para ministrar os treinos de Polybat e disponibilizar material específico para o desenvolvimento da modalidade. Por sua vez, o AEJD concederá apoio por parte dos seus professores de Educação Especial e assegurará que os alunos da Equipa de Educação Especial do Agrupamento possam participar no projeto. O apoio financeiro, instalações e transportes será garantido pela Câmara Municipal de Lagos no âmbito do PAD. Já a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência apoia o projeto ao nível da formação dos técnicos do Clube de Ténis de Lagos e dos professores do Ensino especial, enquanto a Direção Regional do Algarve do IPDJ apoiará o projeto através da concessão de incentivos nos programas geridos por aquela entidade, como é o caso do Programa Nacional de Desporto para Todos.

Saiba mais sobre o Polybat em http://fpdd.org/polybat/

Categories: Desporto, Lagos