Olhão

OLHÃO | Freguesia de Quelfes atenta ao impacto das pontas de cigarro no meio ambiente

A Junta de Freguesia de Quelfes, no âmbito da nova lei n.º 88/2019, de 3 de setembro 2020, sensibilizou os fregueses de Quelfes para a Campanha de Sensibilização das Beatas no meio ambiente – “Seja responsável. Pontas de cigarro no chão, não!”. Com o objetivo de alertar o efeito negativo das pontas de cigarro para o meio ambiente.

Conscientes da importância de reduzir o impacto no meio ambiente, a sensibilização decorreu durante o Mercado Tradicional e Feira das Velharias de Quelfes, no dia 25 de outubro, passando pela distribuição de cinzeiros de bolso portáteis. Visitantes e curiosos aderiram à ação, reconhecendo como uma mais valia para a redução e solução das pontas de cigarro atiradas para o chão. Permitindo, maior liberdade para fumar em locais onde não existam cinzeiros disponíveis. A campanha de sensibilização decorre até ao final do mês de novembro.

De evidenciar que cigarros, charutos ou outro género que contenha produto de tabaco, é igualado a resíduos urbanos, sendo proibido o seu descarte em espaço público. Na prática, desta infração o cidadão será sancionado com uma coima que pode variar entre uma penalização mínima 25 (euros) a máxima 250 (euros). Igualmente os estabelecimentos comerciais, designadamente, restaurantes e bebidas, estabelecimentos onde decorram atividades lúcidas e todos os edifícios onde é proibido fumar, têm o dever de disponibilizar cinzeiros e equipamentos de depósito dos resíduos, a não disponibilização será punível com uma coima mínima de 250 (euros) e máxima de 1500 (euros). Devendo proceder à limpeza dos resíduos produzidos nas áreas de ocupação comercial e numa zona de influência num raio de 5 metros.

Comece hoje a proteger e a cuidar do nosso planeta. Seja responsável e consciente das suas atitudes, o futuro está nas nossas mãos.

Categories: Olhão