Loulé

Dia de Luto Nacional pelas vítimas da Covid-19 | Mensagem do Presidente da CM Loulé, Vítor Aleixo

Vítor Aleixo – Presidente da Câmara Municipal de Loulé

2 de novembro, Dia de Luto Nacional pelas Vítimas da Covid-19

Já lá vão mais de dez meses que o mundo luta contra um inimigo invisível que veio irremediavelmente alterar a vida de todos nós, a Covid-19.

Muito se tem feito para tentar perceber como travar esta pandemia que nos assola. A nível internacional, a comunidade científica trabalha incansavelmente para encontrar uma resposta segura e eficaz para este problema que afeta a nossa sociedade a todos os níveis, quer afetivo, social, económico ou cultural. Ninguém sairá incólume desta pandemia, considerada hoje por muitos a “pior calamidade sanitária do século”.

Em Portugal, no Algarve e, mais precisamente, no Concelho de Loulé, a luta tem sido  dura, é verdade, mas a resistência também! Enquanto autarca louletano, sinto orgulho no trabalho que foi feito nos últimos meses. Esse trabalho resultou do esforço de todos, sem exceção, da união de toda a comunidade em prol de uma causa: a vida e a saúde dos seus conterrâneos.

Todavia, e apesar da boa vontade, do empenho e da resistência demonstrados, não foi possível evitar o sofrimento e a perda de vidas preciosas. Até à data, em Portugal, faleceram 2590 pessoas, das quais, 10 residentes no concelho. Por isso, hoje, homenageamos os nossos conterrâneos e todos os portugueses que partiram devido à Covid-19.

Seria impossível, neste dia de Luto Nacional, em que os edifícios públicos colocam as suas bandeiras a meia haste, não relembrar com todo o respeito o sofrimento de quem luta contra a doença, assim como os seus familiares e amigos.

Os próximos tempos afiguram-se difíceis. A doença não dá tréguas mas os nossos profissionais de saúde, bombeiros e elementos da Proteção Civil não se vão deixar vencer pelo cansaço. O Sistema Nacional de Saúde tem resistido igualmente de forma estoica. O Governo da República tem-se desdobrado em esforços para proteger a população.

Mas é importante não esquecer que o sucesso está nas mãos de cada um de nós. As nossas atitudes e os nossos comportamentos sociais irão ditar a evolução da pandemia. Não podemos ignorar os avisos, conselhos e normas definidos pela Direção Geral de Saúde, temos que nos proteger!

Usem a máscara em locais públicos, na rua, em edifícios, não se deixem ludibriar por este vírus que nos cerca e faz mal.

A Câmara Municipal de Loulé continua vigilante, atenta a todo o concelho e pronta para apoiar as entidades competentes em tudo o que estiver ao seu alcance.

Que este dia de luto nos permita refletir sobre as nossas prioridades e sobretudo que nos mantenha cada vez mais unidos nesta luta.

O vosso Presidente,

Vítor Aleixo

Categories: Loulé, Saúde