Lagos

LAGOS | Concurso de Fotografia Digital regista forte participação

“De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” foi o tema do concurso de fotografia digital lançado pelo município de Lagos no último verão. Os premiados foram hoje revelados.

Promovida no âmbito da campanha de sensibilização ambiental da Bandeira Azul, e seguindo o repto da mensagem “Nunca soube tão bem regressar à praia”, que convidou os banhistas a cumprirem as novas regras para desfrutarem da praia em segurança, a iniciativa contou com a participação de 50 concorrentes oriundos de vários pontos do território nacional, bem como de países como Itália, Espanha e República Checa.

O Júri, composto por funcionários dos serviços de Ambiente e de Cultura da Câmara Municipal de Lagos e três fotógrafos convidados, sendo presidido por membro do Executivo Municipal, apreciou as 107 fotos a concurso e já escolheu os melhores trabalhos, uma decisão nada fácil atendendo à qualidade geral das participações.

O primeiro prémio foi, assim, atribuído à foto “Simbiose” de Pedro Miguel Viana Correia (Lagos), o segundo classificado foi Luís Manuel Sauanes Albergaria pelo seu trabalho “Flesch_MeiaPraia (Ruinas Junto a Linda)” e o terceiro prémio foi conquistado por Daniel Jorge Pereira Fonseca com a foto “Eis, Absorta – Praia de Porto de Mós”.

Os vencedores irão receber prémios monetários no valor, respetivamente, de 500, 300 e 200 euros.

O concurso foi aberto à participação de qualquer pessoa com idade igual ou superior a 14 anos, podendo apresentar um máximo de três fotografias realizadas na área geográfica do município de Lagos. Apelar à inspiração de todos aqueles que gostam de apreciar a paisagem e o mundo que os rodeia, registando imagens que testemunhem uma nova atitude de olhar e de fruir as praias e o mar, assentes nos cuidados e nas medidas de higiene, segurança, e de proteção individual, mas conscientes do valor do património natural e ambiental e no imperativo permanente da sua salvaguarda e preservação para as futuras gerações, foi o grande objetivo desta iniciativa.

Informação complementar:

1º Prémio – “Simbiose”

Autor: Pedro Miguel Viana Correia (Lagos)

Simbiose – 1º Prémio

Recolhida na Ponta da Piedade onde a serenidade e a beleza do nascer do sol, nos faz esquecer os 128 degraus que teremos de subir no regresso.

O recurso à fotografia como forma de transmitir ou pelo menos tentar transmitir o que se vê muitas vezes nos impõe a questão: ” Transmitir o que se vê ou transmitir o que se quer ver? “. Como fotógrafo, muitas vezes me coloco essa mesma pergunta. No âmbito do desafio lançado pela Câmara Municipal de Lagos ” De volta ao mar com atitude de mudar”decidi apresentar imagens recolhidas na costa desta linda cidade durante o flagelo desta pandemia que nos continua a restringir e a preocupar. Escolhi estas imagens porque mostram uma imensa beleza livre das multidões que levam a que muitas vezes seja impossível apreciar estes locais com a calma que merecem, talvez seja uma forma de mostrar que devemos pensar numa nova maneira de desfrutarmos desta beleza que nos rodeia…

2º Prémio: “Flesch_MeiaPraia (Ruinas Junto a Linda)”

Autor: Luís Manuel Sauanes Albergaria (Queluz)

Flesch_MeiaPraia (Ruinas Junto a Linda) – 2º Prémio

Num Mundo de excessos; promiscuidade e agora de pandemia; paralelamente retratado por este skater adolescente a gozar com a situação num Mundo desesperado à procura de solução.”           

3º Prémio – “Eis, Absorta – Praia de Porto de Mós”

Autor: Daniel Jorge Pereira Fonseca (Odiáxere – Lagos)

Eis, Absorta – Praia de Porto de Mós – 3º Prémio

Esta fotografia surgiu sem planeamento. Demoro sempre num local, quando quero fotografar. O que mais espantou foi que esta mulher, demorou mais tempo que eu no seu ritual de fotografar, as ondas, a areia, tudo o que a rodeava. O tempo passou, as ondas quebraram e espumaram, e ela foi continuando por ali…”

Categories: Lagos