Nacional

Diabetes é um dos principais fatores de risco para a doença renal

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) lembra que a diabetes mellitus é um dos principais fatores de risco para a doença renal crónica. Este alerta surge no âmbito da campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, e tem como objetivo consciencializar a população para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, como forma de prevenção.

“A diabetes mellitus é um fator de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica. É importante a população estar desperta para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis como forma de prevenir a diabetes ou evitar as suas consequências, como a doença renal crónica”, afirma Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

E acrescenta: No âmbito da campanha ‘A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção’ a ANADIAL já promoveu, nos últimos dois anos, mais de cem sessões de esclarecimento em escolas publicas, sobre a doença renal crónica, dirigidas a crianças entre os 13 e os 18 anos.

A campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre a doença renal crónica, promovendo a sua prevenção. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Estes são os responsáveis por filtrar do sangue o excesso de água e os produtos tóxicos que se formam no organismo. Quando perdem a sua função há uma acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e história familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

Para prevenir a doença renal crónica aconselha-se que vigie o seu peso, tenha uma alimentação saudável (reduzindo o consumo de gorduras e de sal), não fume (os fumadores têm uma probabilidade três vezes maior de apresentar uma função renal diminuída), faça exercício físico, controle a hipertensão e a diabetes, não beba álcool e não se automedique. Os rastreios regulares são também um fator crucial de prevenção.

Para mais informações sobre a campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” consulte: www.anadial.pt 

Categories: Nacional, Saúde