AGENDA

Optometristas declaram o acesso a cuidados da saúde da visão como um Direito Universal

XVI Edição das Conferências Abertas de Optometria realiza-se em novembro

A XVI Edição das Conferências Abertas de Optometria vai realizar-se nos dias 14 e 15 de novembro de 2020, em formato de virtual, sob o lema “Saúde da Visão para Todos. Um Direito Universal”. Esta iniciativa é organizada pela Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

Segundo Raúl de Sousa, presidente da APLO, “pretende-se com esta iniciativa criar um fórum de discussão e participação de todos os optometristas na conceção do futuro da classe optométrica, reforçando o seu papel como promotores dos cuidados para a saúde da visão, da defesa da saúde pública e dos direitos dos cidadãos a mais e melhores cuidados”.

E acrescenta: “O nível das apresentações e dos oradores da XVI Edição das Conferências Abertas de Optometria fala por si mesmo. Contaremos com a participação de personalidades e organizações de relevo nacional e internacional no panorama da saúde. É importante enfatizar a apresentação pública e mundial, pela primeira vez, do plano e trabalho desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde em sequência do Relatório sobre a Visão”.

Nesta iniciativa será possível conhecer e debater assuntos da maior relevância no que concerne à normalização de qualidade em dispositivos médicos: ótica oftálmica, optometria clínica e desafios tecnológicos e digitais na prestação de cuidados para a saúde da visão. Assim como conhecer os resultados do estudo do VLEG, com contributo de membros da Direção da APLO, a publicar brevemente na The Lancet Global Health.

As inscrições são obrigatórias e estão abertas a todos os profissionais de saúde, sendo gratuitas para os membros efetivos e em regime probatório, assim como para os estudantes universitários de Optometria e Ciências da Visão. Estas devem ser efetuadas na seguinte ligação: https://mla.bs/7668172a

Categories: AGENDA, Nacional, Saúde