Albufeira

ALBUFEIRA | Município reforça Cabazes a pensar na Quadra Natalícia

O Município de Albufeira já fez chegar o seu Cabaz de Natal aos agregados familiares sinalizados pelos serviços sociais. O cabaz é distribuído mensalmente e resulta de uma iniciativa da autarquia que teve início em março, com o objetivo de apoiar as famílias que mais sentiram as consequências da crise económica que o país atravessa. O Cabaz de Natal complementa o apoio alimentar continuo que estas famílias já usufruem, acrescentado alguns produtos ligados à época, como sejam, o tradicional bacalhau, o bolo rei, as broas ou o chocolate para fazer as delícias dos mais novos. No total, 983 agregados familiares recebem este apoio. A autarquia investe mensalmente cerca de 30 mil euros na aquisição de cabazes alimentares.

São 420 os agregados familiares que recebem o apoio alimentar continuo da autarquia. Um cabaz de produtos onde não falta uma grande variedade de alimentos, secos, frescos e congelados, produtos hortícolas, lacticínios, e produtos de higiene e limpeza. Mediante Protocolo assinado com cinco IPSS do concelho, a autarquia financia a aquisição e organização destes cabazes que são depois distribuídos pelos agregados familiares, através destas instituições. Na aquisição e distribuição destes cabazes, a autarquia investe todos os meses, perto de 30 mil euros.

Ana Pífaro, Vice-Presidente da Câmara com o Pelouro da Ação Social, refere que “esta medida tem permitido levar a um número significativo de famílias, um apoio de grande importância para fazer face às dificuldades crescentes vividas por muitos daqueles que perderam os seus rendimentos”.

No caso concreto deste Cabaz de Natal, além dos 420 agregados visados, foram também contemplados os agregados familiares que usufruem de outras medidas e apoios existentes no concelho. O Cabaz chegou assim a 983 agregados familiares, beneficiando desta medida, um total de 1724 adultos e 682 crianças.

Para concretizar esta medida, a autarquia adquiriu cerca de 1000 embalagens de chocolate para adulto, e 700 chocolates para crianças; mais de 800 kgs de ananás, 1000 embalagens de passas e 1,1 toneladas de bacalhau. Foram confecionados 1075 bolos reis, 1100 embalagens de bolos amendoados e 1000 embalagens de broas.

Este reforço a pensar na época natalícia, implicou um investimento suplementar que ultrapassou os 36 mil euros.

O Presidente e a Vice-Presidente da autarquia visitaram o local onde estavam a ser preparados os referidos cabazes. José Carlos Rolo sublinha “todo o trabalho desenvolvido em rede pela autarquia e instituições sociais, que permitem sinalizar e assistir a quem sente maiores dificuldades na atual conjuntura”. Para o autarca “o nosso objetivo é o de que consigamos chegar ao maior número possível de famílias, de maneira a podermos mitigar os efeitos desta crise e, naturalmente, nesta época que se quer de renovação e esperança, possamos trazer um pouco mais de conforto a quem precisa”.

Os cabazes foram já entregues a todas as famílias sinalizadas, através das IPSS.

Categories: Albufeira