Lagos

Lagos obteve o melhor resultado de sempre no ECOXXI

O município de Lagos voltou a apresentar a candidatura ao galardão ambiental Bandeira Verde ECOXXI, tendo recebido o melhor resultado de sempre, 78.5%, um crescimento de 8.3% em relação à edição de 2019. Neste programa que identifica os municípios que se destacam num conjunto de critérios de sustentabilidade, Lagos posicionou-se em 11º lugar do ranking nacional e em 1º na região do Algarve.

Devido às restrições decorrentes da pandemia COVID-19, a habitual cerimónia de apresentação dos resultados teve lugar no passado dia 16 de dezembro, em formato online. Nesta edição de 2020, candidataram-se 62 municípios do país, o maior número de candidatos alguma vez registado. Ao nível do Algarve, candidataram-se também os municípios de Tavira, Albufeira e Vila do Bispo. A boa notícia veio com o anúncio de que Lagos tinha obtido o seu melhor resultado de sempre neste programa, uma magnífica pontuação de 78.5%, bem acima da média nacional de 65% dos últimos três anos.

O projeto ECOXXI é promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e visa promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade. Cada município tem de apresentar uma candidatura onde são analisados 21 indicadores de sustentabilidade ambiental, sendo que na edição deste ano foram examinados dois novos indicadores, Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar, e cinco novos sub-indicadores, Eco-Funcionários, Gestão sustentável de Espaços Verdes e Conectividade Digital.

O excelente resultado obtido por Lagos no ECOXXI 2020 demonstra o trabalho contínuo do município na área da sustentabilidade ambiental, problemática urgente que tem sido uma das prioridades das estratégias da autarquia para uma proteção do Ambiente e da população.

Para mais informações, visite o site oficial do ECOXXI.

Categories: Lagos