Algarve

ALGARVE | CCDR submete ao Governo Plano Económico feito pela ALGFUTURO

ALGFUTURO manifestou pesar pelas vítimas do vírus e preocupação pelo quadro de colapso económico.

Foi com «sentido voto de pesar perante os milhares de mortes provocadas pelo vírus» e salientando que «as perspectivas para o ano de 2021 começam a ficar muito negras», que o Presidente da ALGFUTURO, José Vitorino, iniciou a Confêrencia de Imprensa desta manhã para fazer o balanço da importante reunião de carácter institucional, tida ontem com a CCDR Algarve [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve], em que a ALGFUTURO apresentou ao representante do governo na região, Dr. José Apolinário, as bases de um Plano Económico para o Algarve.

A União Empresarial do Algarve mostrou-se muito preocupada, mas enfatizou que as iniciativas tomadas lhe conferem o estatuto de liderança, sempre «apontando e percorrendo os caminhos do futuro». Essa condição ficou ainda mais reforçada com a apresentação do Plano Económico. A reacção da estrutura da CCDR à apresentação do dito plano foi «muito positiva e elogiada» pelo Presidente da CCDR e representante do Governo, que informou proceder ao seu envio aos membros do Governo.

O plano apresentado faz um apanhado geral dos problemas, com propostas de três níveis: Carácter estruturante; Importantes complementos; Prioridades de acção. A nível estrutural, sobressai: Água; Hospital; Segurança; Programa para zonas de baixa densidade; Diversificação económica.

Foi ainda salientado que, sem estas medidas estratégicas, a renovação económica do Algarve será «impossível». Posto isto, a União Empresarial reiterou a sua total disponibilidade para cooperar, ao mesmo tempo que joga em todos os tabuleiros a nível regional, nacional (em reunião já marcada pelo Ministro da Economia com a Secretária de Estado do Turismo) e junto da União Europeia, com respectiva submissão da proposta para a Presidente da Comissão.

Consulte o Plano em anexo:

Categories: Algarve