Olhão

Alunos de Olhão participaram no Kids Dive Virtual 2021

No dia 18 de janeiro, duas turmas do 10.º ano da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão participaram na edição do Kids Dive Virtual 2021.

O Kids Dive é um programa realizado por uma equipa de professores e investigadores universitários maioritariamente do ISPA – Instituto Universitário, integrados no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, com uma implantação de âmbito nacional na medida em que envolve seis instituições de ensino superior portuguesas. O Projeto conta ainda com parceiros de reconhecido valor como é o caso do Oceanário de Lisboa, do Jardim Zoológico de Lisboa, entre outros.

O projeto tem como objetivos alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma geração azul mais participativa. Para além disto, também pretende abrir a porta do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado em dois princípios: “aprender fazendo” e “conhecer para preservar”.

Este ano, devido à pandemia por Covid-19, a equipa viu-se obrigada a adaptar aquilo que era um programa 100% prático num programa 100% virtual. Assim sendo, a primeira sessão de mergulho realizou-se com recurso a máscaras de realidade virtual 360º, e contou com o acompanhamento de diversos convidados nacionais e internacionais, dos quais o Ministro do mar, Ricardo Serrão Santos, e o apresentador da BBC e explorador da National Geographic, Paul Rose.

A presente edição do projeto Kids Dive 2021 envolve um total de nove agrupamentos escolares e cerca de 1300 alunos, distribuídos por Portugal Continental e Ilha da Madeira. O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes foi convidado a aderir esta iniciativa por convite da Escola Azul, tendo sido a atividade orientada pelo Clube de Ciências Viva.

Categories: Olhão